O motorista de um caminhão de transporte de resíduos da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) passou por um susto na tarde desta quarta-feira (25). Ele conduzia o veículo com carga de cerca de 20 toneladas de lixo até o Aterro Sanitário Rincão das Flores, que fica no distrito de Vila Seca, quando na altura da localidade do Apanhador, no km 171 da RS-453, a Rota do Sol, o material pegou fogo na carroceria. Ao perceber o fato, ele abriu a basculante do caminhão e despejou a carga sobre a rodovia.
Conforme a assessoria da Codeca, o lixo começou a queimar e para evitar que o caminhão também fosse atingido pelas chamas, o motorista despejou a carga na pista. Na sequência, os Bombeiros Militares de Caxias foram acionados.
De acordo com a empresa, o lixo é combustível e as chamas foram geradas por conta do atrito do transporte mais a alta temperatura desta tarde. Porém, como explicam, não é comum este tipo de situação acontecer.
O trânsito chegou a ficar interrompido para controle do incêndio e retirada do lixo. No final da tarde, de acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a pista foi liberada.