Gíria entre barbeiros e seus clientes, “deixar o cabelo na régua” já não basta para curtir as férias com o visual em dia. Nos últimos verões, uma tendência tem feito a cabeça de jovens e adultos inspirados no estilo de boleiros e pagodeiros: o chamado "platinar". O procedimento de descolorir os cabelos, em tonalidades que vão do amarelo ao branco, é o mais requisitado nas agendas das babearias de Caxias do Sul.
Na tarde de quarta-feira (21), uma barbearia no Centro reunia cinco garotos que aguardavam com toucas e papéis laminados na cabeça, enquanto o pó descolorante agia nos fios. Ao mesmo tempo outros três jovens, com as cabeças já brancas, tinham os cabelos cortados por barbeiros. Os profissionais também tinham os cabelos platinados.
A cena chamava atenção dos pedestres que eram atraídos a espiar pela vitrine. Do lado de dentro, o grupo se divertia com a situação:
— Está nevando — brinca o proprietário e cabelereiro Guilherme Cidade, 29 anos, que relata que, na barbearia, ter até dez jovens com os cabelos descoloridos se tornou comum nesta época de férias e calor:
— Essa moda está diretamente ligada ao final do ano. Mais de 70% da galera que pede indica o estilo de algum jogador, como o Antony (da Seleção Brasileira) que tem mechas em cima — explica.
Se o futebol apresentado não bastou para trazer o hexa da Copa do Mundo, o estilo dos jogadores segue em alta entre jovens e até adultos que não se importam em investir até R$ 200 para estar na moda. Na Cidade Barber, enquanto os clientes aguardam pelas duas aplicações do descolorante e uma terceira de tonalizante, o pagode faz a trilha sonora para o procedimento que leva duas horas e meia.
— Quem descolore geralmente é boleiro, gosta do futebol e tudo isso combina com esse tipo de som. Não há faixa etária, já fiz em gente de 40 anos que quer ficar com os cabelos brancos antes do tempo — diverte-se Cidade.
A família de Elaine de Camargo, 45, comprova que não há idade para estar na moda. Moradora do bairro Treviso, Elaine acompanhava os filhos e um sobrinho que pretendiam sair da barbearia todos descoloridos. Paulo Ricardo Miranda, 9, Henrique de Camargo, 18, e Sérgio Brum, 27, ressaltavam que a ideia era ficar parecidos com seus ídolos do futebol.
Procedimento deve ser feito por profissionais
Especializado em química capilar, o barbeiro Maicon Pola Soares entende que é nas férias que as pessoas se sentem mais à vontade para ousar em ter um cabelo diferente. Para surfar na onda que movimenta as barbearias, Soares se especializou e já dá cursos sobre a prática.
— Sempre que for feito por um profissional o resultado será diferente. Tem que usar o produto certo para que não arda a cabeça, do contrário pode machucar o couro capilar criando feridas e até caindo o cabelo — explica.
Segundo o especialista, para chegar ao tom platinado é preciso aplicar no cabelo o pó descolorante misturado com água oxigenada. A aplicação de um matizador garante a tonalidade mais branca e o papel alumínio acelera o procedimento ao esquentar os fios e abrir as cutículas da fibra capilar.