Autores de comentários discriminatórios que fizeram com que uma servidora pública abandonasse o evento natalino no qual trabalhava poderão responder por injúria racial em Nova Prata. A Delegacia da Polícia Civil recebeu a vítima na manhã desta quarta-feira (7). Lisiane Lisboa Vieira, 41 anos, interpretava a Mamãe Noel no sábado, durante a abertura da programação de Natal do município, quando se sentiu constrangida por algumas pessoas, que se surpreenderam pelo fato do papel ser representado por uma negra.
Foram ouvidas a secretária do Turismo, Veridiana Ciotta, responsável pelo evento, e também Lisiane, que registrou um boletim de ocorrência (BO). A delegada que acompanha o caso, Liliane Pasternak, após ouvir os depoimentos, diz que entendeu que os constrangimentos foram causados pela rejeição das pessoas em não quererem tirar fotos com Lisiane, que estava vestida com trajes natalinos.
Segundo a delegada, os comentários partiram do lado de fora do cenário onde ela estava, sendo que nenhum deles foi diretamente direcionado à Lisiane. Na segunda-feira (5), a prefeitura de Nova Prata emitiu uma nota de repúdio lamentando o fato. Ontem, em entrevista à RBS TV, Lisiane disse que, no sábado, durante a apresentação de Natal, ficou por menos de uma hora no local até sair e precisar ser amparada pelos colegas. Ela disse que tratou a situação como uma experiência amarga e que sentiu o preconceito na pele.
Funcionária da secretaria de Obras, Lisiane varre as ruas de Nova Prata há três anos e, pelo seu carisma e simpatia, foi convidada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer a desempenhar o papel que deveria trazer encantamento aos pais e seus filhos. No entanto, alguns moradores teriam demonstrado descontentamento ao verem que uma negra representava a Mamãe Noel. Os comentários de parte do público foram percebidos por uma testemunha, que relatou as falas à Lisiane. Constrangida, a funcionária da prefeitura disse que se tornou insustentável permanecer na praça e foi embora.
Publicada no Instagram, na conta oficial da secretaria, uma nota de repúdio lamentou o ocorrido e fez com que, nos comentários, pessoas prestassem solidariedade à servidora. Entre os comentários, muitos incentivos para que Lisiane retornasse ao posto que desempenharia até o dia 24. À reportagem, ela disse que, depois do ocorrido, não voltará a interpretar a Mamãe Noel.