Um kit com água gelada, brindes e uma lista de contatos de emergência, que podem ser acionados em caso de acidentes, foram distribuídos aos motoristas que trafegam pela RS-453, na região de Vila Seca, em Caxias do Sul. Neste sábado (10), após um hiato ocasionado pelo período mais crítico da pandemia, foi realizada a edição de retomada do Pit Stop Rota do Sol, promovido pela Câmara da Indústria e Comércio (CIC) Caxias, com apoio do Comando Rodoviário da Brigada Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Militar.
A ação inicialmente prevista para ocorrer até as 14h, teve encerramento mais cedo, por volta das 11h, quando esgotaram-se os mais de 900 kits que começaram a ser distribuídos às 9h no trecho. Durante a abordagem, o tráfego sentido Serra-Litoral foi direcionado para uma área fora da pista.
A mobilização da entidade representativa, que neste ano tem como tema "A prudência salva vidas", é vinculada à 15ª Operação Verão Rota do Sol, que será lançada na próxima sexta-feira (16), às 10h, na sede do 5º Batalhão de Bombeiro Militar.
— O Pit Stop é uma prévia da operação, que conta com envolvimento de todas entidades que atendem aos acidentes da Rota do Sol. Este é o primeiro movimento, onde a gente chama a atenção das pessoas para terem prudência no trânsito. As campanhas também já tiveram linhas de conscientização referentes a melhorias na rodovia, que, neste ano, está bem melhor, sendo este também um reflexo das ações realizadas pela CIC — afirmou o diretor executivo da entidade, Gelson Dalberto, que integrava as equipes voluntárias da ação nesta manhã.
Um dos motoristas que recebeu o kit foi Alcides Tramontin, 66. O morador de Vila Seca estava indo visitar um amigo na região do Apanhador, em uma das raras vezes que pega o carro.
— Eu só saio mesmo quando precisa, tipo agora. Meu amigo que me convidou pra almoçar com ele, mas vou sempre tranquilo, não sou de acelerar muito também. Cuidado redobrado porque a gente não sabe nunca o que pode aparecer na frente — comentou.
Para César Henrique dos Santos, 40, o trânsito é local de trabalho. Há quatro anos ele atua como motorista para uma empresa de Caxias e, nesta manhã, passou pelo Pit Stop quando levava colaboradores até uma confraternização de final de ano.
— Acho ótimo ter ação assim, porque quanto mais a gente se conscientiza, mais pode melhorar a situação do trânsito, que ainda é complicada. Acho que temos como melhorar — projetou Santos.