Mais de cem pessoas passaram pelo Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em busca de atendimento dermatológico neste sábado (3). Com o apoio de profissionais voluntários de diversas áreas, como Enfermagem e Nutrição, o espaço forneceu consultas gratuitas em alusão ao Dezembro Laranja, o qual trata sobre a prevenção do câncer de pele.
Ao todo, foram 160 atendimentos, os quais foram finalizados antes da primeira hora da tarde. Além das cem consultas de demanda voluntária, 60 pacientes foram encaminhados ao local pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ao todo, cerca de cem profissionais atuaram na iniciativa.
— Para a nossa surpresa, essas cem consultas (de livre demanda) terminaram por volta de 12h30min. Entendemos que houve uma ajuda muito grande da Universidade de Caxias do Sul, dos médicos dermatologistas, dos acadêmicos de Medicina e também de outros cursos que agregaram muito para dar informações sobre os cuidados com a pele — diz a coordenadora administrava do Centro Clínico, Leda Maria Carini.
Segundo ela, os casos que precisaram de análise mais detalhada das lesões também foram atendidos imediatamente no local.
— Houve o atendimento inicial, bem como a biópsia para os casos que o médico entendeu que era preciso uma avaliação mais precisa. Precisamos agradecer à UCS e à comunidade que atendeu o nosso pedido e compareceu. Foi uma forma de as pessoas olharem para si e para o seu cuidado — avalia Leda.
A publicitária Débora Viviane Nonemacher, 50 anos, esteve no local por volta de 14h, quando os atendimentos já haviam se encerrado. Moradora do bairro Panazzolo, ela deseja investigar duas manchas avermelhadas que aparecem no corpo — uma no pescoço e outra na barriga. Embora não tenha conseguido a consulta, Débora elogiou a iniciativa e ficou contente pela população ter aderido à ação.
— Eu tenho a pele clara, então, tenho manchas de sobra. Na família, já tive dois casos de câncer de pele. Essas duas manchas estão há bastante tempo e não consigo resolver. Mesmo que eu não tenha conseguido (o atendimento), acho importante dizer que fiquei feliz que as pessoas vieram se consultar — disse ela, reforçando que, agora, buscará atendimento na UBS do bairro Cristo Redentor para tratar a questão.