Se você costuma circular com frequência pela área central de Caxias do Sul é possível que já tenha avistado um veículo da fiscalização de trânsito diferente dos demais. Ele possui a identificação e o giroflex também presentes nos outros carros da frota, mas uma característica chama a atenção: quatro câmeras instaladas no teto, capazes de captar imagens em praticamente 360° do entorno. O sistema é utilizado na verificação do pagamento de tarifas do estacionamento rotativo, na área central da cidade, mas tem potencial para mais de uma centena de aplicações.
Fornecido pela Rek Parking dentro do contrato de concessão do serviço de estacionamento, a viatura foi incorporada à frota da Secretaria de Trânsito no primeiro semestre de 2019. Após testes, o carro entrou definitivamente em serviço no ano seguinte. Desde então, percorre todas as ruas centrais da cidade realizando a leitura das placas dos veículos de forma automática.
O sistema é gerenciado por um computador instalado no porta-malas do carro. O dispositivo recebe as imagens das câmeras e também é ligado a um tablet que fica junto ao painel e serve de monitor aos fiscais. Todas as informações captadas são imediatamente cruzadas com o banco de dados da concessionária para verificar se há pendências nos pagamentos realizados pelos motoristas.
O foco é identificar veículos que já foram notificados pelos monitores do serviço por terem ultrapassado o tempo contratado. Nesse caso, eles recebem a tarifa de pós-utilização, que precisa ser paga em até 24 horas para que não se torne uma multa comum de trânsito. O carro não é utilizado para controlar o tempo contratado pelos motoristas, já que essa é a atribuição dos fiscais.
— A viatura vai andando e registrando as placas de todos os carros que cruzam por ela. Se tem alguma irregularidade, o sistema emite um sinal sonoro e a identificação do veículo aparece em vermelho. O sistema então autua e espera 24 horas para ver se o motorista pagou a tarifa de pós-utilização. Se fez o pagamento, ele dá baixa no sistema, caso contrário a multa é confirmada — explica o gerente do estacionamento rotativo da Secretaria de Trânsito, Rodrigo Tolves.
A tecnologia possui margem de erro de um centímetro. Isso significa que as placas são identificadas até mesmo quando veículos estão estacionados muito próximos uns dos outros. A leitura também ocorre com perfeição até o limite de 80 km/h, velocidade jamais aplicada na área urbana da cidade.
Todos os dados coletados também são informados em tempo real para a gerência de estacionamento rotativo da Secretaria. Dessa forma, é possível monitorar a utilização e a fiscalização do sistema.
— O que percebemos com os relatórios é que o índice de multas caiu e a compra de ticket aumentou. Com a chegada do carro, o índice de multas foi lá em cima. No segundo mês, caiu 90%. Nosso trabalho está perfeito. A comunidade entendeu a finalidade do estacionamento rotativo, que é ofertar a qualidade do deslocamento e oportunizar as vagas. A autuação é o último recurso — destaca Tolves.
Modernização e novos recursos
A partir de janeiro, o carro utilizado atualmente pela fiscalização será substituído por outros dois veículos. Também fornecidas pela Rek Parking, as viaturas devem ser entregues nas próximas semanas e contarão com sistema mais moderno, com precisão de milímetros na leitura de placas.
A adoção de mais um carro vai permitir que as duas equipes de fiscalização do estacionamento rotativo atuem da mesma forma. Atualmente, enquanto uma realiza a verificação com o carro, outra se desloca em uma viatura comum e verifica as placas a partir do chamado dos monitores.
Outra novidade prevista para o primeiro semestre de 2023 é a numeração de todas as vagas do estacionamento rotativo e a implantação de sensores. A medida vai permitir informar em tempo real, no aplicativo Rek Pay, quais vagas estão disponíveis e quais estão ocupadas. As informações também serão alimentadas no sistema pelo carro de fiscalização.
A adoção de numeração também tem potencial para habilitar uma nova função na viatura: a identificação automática de veículos estacionados em lugares proibidos. Atualmente, esse recurso não é utilizado, mas deve ser avaliado após a identificação das vagas. A presença de veículos em locais não permitidos está entre as principais reclamações recebidas pela fiscalização.
— Existe uma tendência muito forte de habilitar o recurso. O centro nervoso de Caxias é a área central. É onde temos que atuar para garantir o espaço e é onde tem mais ocorrência — explica Tolvez.
Auxílio na segurança pública
As aplicações da viatura equipada com câmeras vão além das questões relacionadas ao trânsito. Além de ser conectado ao banco de dados da Rek Parking, o sistema também é integrado ao Detran-RS. Isso permite ao carro identificar imediatamente um veículo roubado, furtado ou com licenciamento vencido.
A viatura já identificou, por exemplo, um veículo furtado em movimento. Imediatamente, os fiscais acionaram a Brigada Militar (BM), que realizou a abordagem em poucos minutos. A fiscalização de trânsito não tem atribuição de atender a ocorrências policiais, mesmo que relacionadas a veículos.
Apesar de já estar disponível, o auxílio do carro à segurança pública será aprimorado nos próximos anos, com a adoção do sistema de cercamento eletrônico, cujo projeto está em desenvolvimento pelo município. O monitoramento contará com uma central que unificará todas as câmeras do município, inclusive as das viaturas da fiscalização. Dessa forma, quando identificar um carro com irregularidades, o sistema informará diretamente a central, sem a necessidade dos fiscais avisarem a BM.
População aderiu ao aplicativo
Os tradicionais parquímetros seguem presentes nas ruas de Caxias, mas é cada vez mais raro ver alguém retirando o ticket. E os números comprovam: atualmente, cerca de 85% dos pagamentos ocorre via Rek Pay. Apenas 10% são realizados nos parquímetros enquanto os 5% restante são diretamente com os monitores do serviço. A flexibilidade de renovar o tempo de estacionamento sem precisar sair de um compromisso, por exemplo, é uma das principais vantagens do aplicativo.
Para incentivar a adoção do sistema, totens com instruções de como utilizar o Rek Pay foram instalados em várias quadras do centro, próximo ao meio-fio. O painel também conta com um QR Code, que direciona para a realização do download do app.
— Não vai dois anos e o parquímetro vai se tornar obsoleto — projeta Tolves.