O domingo (13) de nuvens carregadas em Caxias do Sul foi também de ruas movimentadas em função do primeiro dia do Enem 2022. Na segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, são 4.776 candidatos inscritos, que prestam a prova em busca de uma vaga em universidades ou para a conclusão do Ensino Médio.
Os portões da Universidade de Caxias do Sul (UCS), assim como de todos os outros locais de aplicação do Enem, abriram ao meio-dia. Os candidatos tiveram até as 13h para entrar no local e se acomodar antes do início das 90 questões e da redação. Neste primeiro dia de exame, os candidatos têm de escrever a redação, além de responder 45 questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação e outras 45 de história, geografia, filosofia e sociologia.
A movimentação de jovens no campus da UCS já era grande uma hora antes do início do Enem, e quanto mais se aproximava das 13h, mais intenso ficava o entorno dos prédios, inclusive o trânsito. E o assunto era um só: a redação.
Buscando o ingresso no curso de Medicina, a estudante Marina Tomazzoni, 19 anos, apostava que o tema da redação deveria ser algo relacionado à tecnologia. Já o também estudante Otávio Bazzo Casa, 16, que faz a prova como treino pela primeira vez, acreditava que seria algo voltado à democracia brasileira.
— Estou nervoso. O que me deixa nervoso é a redação. (Estou aqui) pela experiência, ver como é que é — conta Casa, que ainda não decidiu o curso que pretende fazer.
Quem também deseja o curso de Medicina é a estudante Laura Santos, 19, que faz a prova pela terceira vez.
— Mesmo com a experiência, não tem como não ficar (nervosa). A gente se prepara o ano inteiro para isso, mas não tem como não ficar nervosa. Como teve aquela confusão de falta de questões no banco de dados, eu não sei muito o que esperar (da prova) — comenta Laura, que aposta em um tema social para a redação.
A permanência mínima na sala onde a prova é aplicada é de duas horas. Já a máxima é de seis horas. Ou seja, o candidato tem até as 19h para realizar o Enem.
Tema de redação é sobre povos tradicionais
Meia hora após o início da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema da redação do Enem 2022. Candidatos devem escrever sobre "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
— Eu achei bem legal o tema da redação. Eu acho que isso (o tema) é muito importante porque, principalmente os indígenas, eles sofrem muito para terem o território deles, sendo que isso nem devia ser discutido porque eles chegaram antes de nós. Não fiquei nem perdida — avaliou a estudante Nicole Sgarioni, 17 anos, que fez o Enem pela primeira vez, para treino.
Ela ainda brinca que "chutou as 90 questões".
A Natali Bairros, 17 anos, também estava no seu primeiro Enem. Ela conta que estava ansiosa no começo, mas que logo ficou tranquila.
— Eu não esperava esse tema da redação. Eu tive um pouco de dificuldade de fazer, mas tentei desenvolver o que eu tinha na minha cabeça. Mas achei muito interessante o tema, muita gente achava que seria sobre política ou até mesmo a pandemia — diz Natali.