Moradores de Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra, registraram queda de granizo no município no início da tarde desta terça-feira (8). De acordo com as informações, a chuva teve início por volta das 13h40min e durou cerca de 30 minutos.
Natural de São José do Ouro e morador de Esmeralda há 26 anos, Andrey Fonseca, registrou o fenômeno ocorrido e disse não se recordar de ter presenciado eventos como esse no mês de novembro de anos anteriores.
A queda de granizo também foi registrada nas zonas rural e urbana de Pinhal da Serra, município localizado a 25 km de Esmeralda. De acordo com o assessor da prefeitura, Cléver Salvador do Prado, a chuva iniciou por volta das 13h30min e terminou em torno das 14h. Segundo ele, não houve ocorrência de danos em decorrência do temporal.
— Sobre o mar, perto do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, existe uma área de baixa pressão atmosférica ganhando força. A circulação de ventos dessa área é no sentido horário, ciclônico, e isso facilita a elevação do ar úmido para níveis mais elevados da atmosfera o que vai gerar a formação dessas nuvens muito carregadas. O relevo local, o fato de ser região serrana, também facilita a formação dessas nuvens carregadas. Essas nuvens atingiram altura muito elevada na atmosfera onde as temperaturas são negativas e teve a formação do granizo — explica a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.
A área de baixa pressão está se afastando da região sul do Brasil e nesta quarta-feira (9) já nõa há mais expectativa que ocorram tempestades granizo como ocorreram nesta terça. Ainda há condições para pancadas de chuva, que não devem se prolongar por muitas horas, podem acontece no Litoral Norte, na Serra, na Região Metropolitana e regiões do estado vizinho. Mas elas devem vir intercaladas com aberturas de sol.
— Essas nuvens de granizo podem se formar em qualquer época do ano, desde que haja condições na atmosfera para o crescimento desse tipo de nuvem. O fato de ter formado em novembro não tem nenhum problema. Aliás, a primavera é uma época em que temos com muita frequência formação dessas nuvens com ocorrência de granizo — projeta a meteorologista.