O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e ao combate ao câncer de próstata. Para mostrar às pessoas a importância de fazer exames anuais, a Secretaria de Saúde de Caxias do Sul realizou um mutirão nas unidades básicas de saúde (UBSs) na manhã deste sábado (26). O público-alvo foram os homens acima de 45 anos. E teve gente que nem dormiu para não perder a oportunidade de se consultar. É o caso do motorista José Alair Velho de Castilhos, de 62 anos.
— Levantei a uma e meia da manhã, trabalho como motorista de fretamento, e vim direto para a UBS (Cruzeiro). Já estou com mais de 60 anos, vim mostrar exames, pegar receitas e ver como está a minha saúde. Como é o mês do homem, a gente não vem em vão, temos que aproveitar tudo — aponta o motorista com o exame de próstata em mãos.
Na unidade do bairro Cruzeiro, dois clínicos gerais realizaram consultas. Foram feitos 32 pré-agendamentos voltados à saúde do homem.
O soldador e montador, Laurindo Antonio Cristofoli, 62, agendou ainda na última segunda-feira (21), na UBS Cinquentenário, uma consulta com o clínico geral.
— Não consegui consulta com a médica que me atende por mais de 10 anos. Nem por isso desisti. Cheguei na unidade às 5h e consegui marcar para hoje (sábado). O atendimento está sendo muito bom. Demora um pouquinho por causa da vacinação das crianças, mas vale a pena. Ainda bem que estenderam para este dia. Faço consultas todo o fim de ano e quero fazer exames completos — comemora o soldador.
Na UBS do bairro Cinquentenário, três clínicos gerais estiveram à disposição para atender aos 45 homens que pré-agendaram consultas.
O atendimento nas UBSs ocorreu das 9h às 13h. Foram feitas consultas clínicas e odontológicas pré-agendadas nas unidades, bem como testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Caxias, 394 óbitos foram registrados na cidade nos últimos 10 anos, vítimas do câncer de próstata. Houve um desinteresse por parte das pessoas em se consultar devido à pandemia e só em 2021 ocorreram 87 mortes. O equivalente a 22% do total da década.
Ação na Praça Dante teve quase 600 atendimentos
A Secretaria da Saúde realizou 593 atendimentos durante a semana. As ações voltadas à saúde do homem ocorreram na Praça Dante Alighieri. Ao todo, 84 homens procuraram o serviço e realizaram diversos atendimentos. Apenas 19 mulheres participaram e tiveram orientações nutricionais, de combate ao tabagismo e medição de pressão arterial.
A secretaria registrou 49 consultas médicas com encaminhamento para realização do exame de próstata, 103 verificações de pressão, 44 exames bucais, 236 testes rápidos para ISTs e 161 orientações sobre nutrição e higiene bucal.
MAIS DE 3 MIL PROCEDIMENTOS
No sábado (26) o mutirão pela saúde do homem, na programação do Novembro Azul, realizou 3.244 atendimentos. A campanha ofertou 393 consultas médicas pré-agendadas e 370 procedimentos odontológicos. Conforme a secretaria de saúde, foram feitos também 2.481 procedimentos, dentre testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C e demais serviços, como medição de pressão e orientações nutricionais.