Os dias de frio atípico para este período do ano na Serra estão contados, mas ainda devem persistir pela próxima semana na região. Segundo meteorologistas da Climatempo, há previsão de um aumento gradativo das temperaturas até a sexta-feira (11), quando as mínimas atingirão a faixa dos 10°C a 12°C. Ainda na quinta-feira (10), a máxima pode chegar a 30°C em algumas cidades. Até lá, porém, a mínima na região se mantém em torno de 6°C e os especialistas não descartam a possibilidade de novas formações de geada ao longo deste período.
Na chácara onde reside, em Vila Seca, interior de Caxias do Sul, seu Evaldo de Souza, 65, deparou-se com parte da paisagem congelada na manhã desta quarta-feira (2), por volta das 6h.
— Eu sempre levanto cedo pra tirar leite e hoje a paisagem estava assim. Já estou acostumado, porque aqui é uma região que sempre que faz frio, acaba tendo geada. Há pouco mais de um mês teve outra, que também registrei — conta o morador, que é autônomo no setor de transportes, em Caxias.
A temperatura mínima registrada na região durante a madrugada foi de 0,3°C , em Vacaria e São Jose dos Ausentes — as menores do Estado. Municípios como Cambará do Sul e Bom Jesus ficaram na faixa de 1,2°C. Em Caxias do Sul, a mínima foi de 3,3°C.
Nesta quinta-feira (3), as mínimas devem continuar baixas, com destaque para São José dos Ausentes, que segue na marca perto de 0°C. Em Cambará do Sul, a mínima prevista é de 2°C; em Bom Jesus, 3°C; e 4°C em Bento Gonçalves.