Começou nesta sexta-feira (25) e vai até o próximo dia 10 de dezembro a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, em Caxias do Sul. A campanha, iniciada no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, reúne diversas atividades para tratar da temática e da necessidade de erradicar este tipo de crime.
Organizada pela Coordenadoria da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, a programação se iniciou com o seminário O Papel do Ministério Público, do Juizado da Violência Doméstica, da Defensoria Pública, da Delegacia da Mulher e da Patrulha Maria da Penha no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
— Precisamos educar igualmente homens e mulheres, só assim conseguiremos combater o machismo e, por consequência, a violência doméstica — destacou, durante a abertura, a vice-prefeita Paula Ioris.
Segundo a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Sonia Rossetti, muitas mulheres têm medo de denunciar seus companheiros que cometem a violência e não conhecem a rede de apoio disponível para elas.
— A maior dificuldade começa pelo medo e a falta de redes de apoio pessoal e do desconhecimento da rede de proteção da mulher ou até mesmo de acessar a rede além do sentimento de vergonha, por exemplo — opina Sonia.
O término da campanha será no dia marcado pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres ocorre desde 1991.
Confira a programação completa
Sábado (26) - 19h30min
Palestra: O desenvolvimento da autoconfiança nas mulheres, com a psicóloga Débora Frizzo
No auditório da prefeitura
Domingo (4/12) - 9h
Caminhada Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
No largo da prefeitura
Segunda-feira (5/12) - 9h
Abertura da exposição do Centro de Referência da Mulher
No mezanino do Centro Administrativo
14h - Seminário: Cuidados e fluxos na proteção da mulher em situação de violência – Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, Delegacia da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Casa de Apoio Viva Rachel, Patrulha Maria da Penha e Guarda Municipal
No auditório da prefeitura
Terça-feira (6/12) - 13h30min
Conferência: Agravos à saúde mental no contexto da violência doméstica
No Bloco 58 da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Sexta-feira (9/12) - 18h
Roda de conversa sobre a Participação da Mulher nos espaços de poder
No auditório 302 do Bloco E da UCS
*Demais atividades são restritas ao público