As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul estarão abertas, neste sábado (8), para promover um mutirão de saúde da mulher. As ações integram a programação do Outubro Rosa e são voltadas a prevenção. As mulheres poderão procurar os postos de saúde para encaminhar exames de mamografia e também o preventivo de câncer de colo de útero, o papanicolau). O atendimento ocorrerá das 9h às 15h. Também serão aplicadas vacinas para crianças e adolescentes. Serão aplicadas a gotinha contra a poliomielite, vacinas de rotina que estão no calendário vacinal, e também contra a covid-19 (confira os locais abaixo).
Também como parte da programação do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, na quinta-feira (6), em parceria com a Coordenadoria da Mulher, a abertura da programação, no auditório da prefeitura. Será ministrada a palestra "Outubro Rosa e a Saúde da Mulher", com o ginecologista e obstetra Dino de Lorenzi, também diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da SMS. A atividade é voltada à Rede de Proteção à Mulher. Ainda em alusão ao mês, o prédio da secretaria estará com iluminação rosa.
De acordo com a secretaria, o município tem uma forte estratégia de combate ao câncer de mama, sendo que a mamografia é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mais cedo do que em grande parte de outras cidades brasileiras. O município segue a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia para adotar o exame a partir dos 40 anos de idade, enquanto o Ministério da Saúde garante a partir dos 50 anos.
— O Outubro Rosa é um mês de conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse tipo de câncer ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura — ressalta Vanessa Bosi, diretora técnica da Saúde da Mulher da SMS.
Além disso, a pasta orienta que todas as mulheres realizem o autoexame e procurem atendimento médico caso encontrem qualquer alteração na região das mamas. Atualmente, estão disponíveis até 1,7 mil mamografias pelo SUS ao mês em Caxias. Em 2021, foram realizadas 11.578 mamografias e registrados 93 diagnósticos de câncer de mama em pacientes acompanhadas pelo SUS. Em todo o ano passado, ocorreram 39 óbitos por câncer de mama no município.
Seminário
No próximo dia 19, às 18h30min, ocorre o seminário “Impacto do Diagnóstico Oncológico na Vida da Mulher”, também voltado à Rede de Proteção à Mulher. O evento terá como convidadas a psicóloga Bruna Curra, da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e médica ginecologista e também sexóloga Graziela Rech Artico. O encontro será no auditório da Prefeitura de Caxias do Sul.
Sábado também será de vacinas para crianças e adolescentes
No mesmo horário em que as UBSs estarão abertas para o mutirão de atendimento às mulheres, a SMS aplicará doses de vacinas contra poliomielite em crianças de até quatro anos e também vacinas do calendário de rotina para crianças e adolescentes até 14 anos completos. As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade.
Também serão ofertadas vacinas contra covid-19 para jovens de até 14 anos.
Serviço
- Mutirão Saúde da Mulher
Encaminhamento de mamografia (40 anos ou mais)
Exame papanicolau (preventivo de câncer de colo de útero)
- Vacinação crianças e adolescentes
- Poliomielite: todas UBSs
Um a quatro anos: todos devem receber a gotinha
Menores de um ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso.
- Calendário de rotina: todas UBSs
Crianças e adolescentes até 14 anos completos que tenham alguma vacina de rotina em atraso.
- Covid-19
Três e quatro anos: UBSs Centro de Saúde, Campos da Serra, Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Planalto Rio Branco, Reolon e Vila Ipê
Cinco a 11 anos: UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê
12 a 14 anos: todas UBSs