Mais uma etapa para a implantação do Parque do Monumento Nacional ao Imigrante avançou na última terça-feira (6), em Caxias do Sul. Na ocasião, o prefeito Adiló Didomenico sancionou o documento que formaliza a permuta de áreas para viabilizar a obra. O município trocou a posse de terrenos que pertenciam ao poder público por um imóvel de 5.229,24 m², de posse de Milton Dall’Agnol. O proprietário da área foi representado pelo irmão Anildo e pela cunhada Cimone Dall’Agnol durante a oficialização da troca das áreas.
Essa é uma demanda histórica da cidade e também para moradores do entorno no bairro Petrópolis. Eles esperam que a construção do espaço reduza a insegurança na região, especialmente, nas proximidades do monumento, onde há vegetação. Para se ter um ideia, o projeto, que agora é lei, tramitava desde 2011. Em agosto de 2022, os vereadores aprovaram por unanimidade que a prefeitura fizesse a permuta para adquirir o terreno que fica na Rua Ernesto Marsiaj.
O parque já é declarado de utilidade pública e previsto em lei desde março de 2004. Além da permuta, a prefeitura terá que pagar uma diferença de R$ 22 mil ao proprietário. A secretária do Planejamento, Margarete Bender, afirma que a permuta da área e a negociação de outros imóveis do entorno do monumento, permite a qualificação da região Leste, que precisa de um parque. Por isso, o município ainda avalia a posse de outras áreas para, então, dar encaminhamento à elaboração do projeto dessa nova área de lazer da cidade.