Em alusão ao Setembro Amarelo, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) realiza pela primeira vez um curso de capacitação para a Brigada de Emergência Psicossocial, que visa promover a saúde mental entre os colaboradores, onde cada brigadista formado será um ponto de apoio, auxiliando na busca por tratamentos adequados para quem mais precisa. As aulas iniciaram na última segunda-feira (12) e a conclusão está marcada para o dia 10 de outubro, quando é comemorado o Dia da Saúde Mental.
— Um representante de cada setor vai estar auxiliando neste primeiro contato com o colaborador que não se sente bem ou está com algum problema. E, assim, acolher da melhor forma possível, para que em seguida seja feito o encaminhamento para os profissionais habilitados. Nós temos um setor de psicologia. Porém, não conseguimos estar em todos os lugares, já que grande parte dos colaboradores realiza trabalhos externos — explicou a psicóloga e idealizadora do projeto, Paula Onzi.
O curso conta com 40 inscritos, divididos em duas turmas. No total, serão cinco aulas presenciais ministradas por psicólogas do Sesi. Os assuntos tratados ajudam a identificar casos de estresse, ansiedade, crise de pânico, depressão, comportamento suicida, uso de entorpecentes, violência doméstica, endividamento, problemas de relacionamento, luto e doenças, além do autocuidado com a saúde mental.
— A gente esteve acompanhando o desenvolvimento dos alunos nas aulas iniciais e o retorno é muito positivo. Isso mostra que estamos no caminho certo. E a nossa ideia é ter um desenvolvimento contínuo. Vamos ter 40 brigadistas de Emergência Psicossocial em uma realidade de 1,5 mil colaboradores. Sendo assim, novos projetos como este vão surgir, porque entendemos que a gestão das emoções é importante para todo o ser humano — contou a presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, que também destacou a importância de romper com os paradigmas presentes na sociedade e que precisamos conversar todos os dias sobre a nossa saúde mental, livres de qualquer preconceito.