A morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, é sentida no mundo inteiro. Em Londres, na Inglaterra, milhares se reuniram no Palácio de Buckingham para prestar as últimas homenagens e cantar o hino “Deus Salve a Rainha". Quem acompanha tudo de perto é Xenia Chemello, 44 anos, que deixou Caxias do Sul há 19 anos para morar no Reino Unido. Nesta quinta-feira (8), voltando de viagem da Espanha, a jornalista se deparou com o ambiente de luto.
— Existe um carinho muito grande do povo inglês com a realeza, principalmente com a rainha Elizabeth. Ela foi uma mulher muito digna, justa e extremamente diplomata — destacou Xenia, lembrando que a monarca prestou grande serviço à Inglaterra, divulgando a cultura local.
Como muitos devem imaginar, a morte da rainha é o assunto do momento no Reino Unido. Em grupos de trabalho em um aplicativo de conversa, a caxiense recebeu uma “enxurrada” de mensagens de colegas declarando o sentimento de perda de Elizabeth II.
— Um deles disse que é o fim de uma era, a grande era de Elizabeth. E outro disse que o mundo mudou hoje — descreveu a jornalista.
Xenia também relata que por ser noite e estar chovendo em Londres, muitos ainda se manifestam pelas redes sociais — tirando o grupo que foi para Buckingham. Mas, para sexta (9), isso deve mudar.
— Lembra quando Diana morreu (em 1997)? Será assim outra vez. Comoção geral da nação inglesa — relata a caxiense.
Xenia, agora, terá lembranças que envolvem a rainha Elizabeth II. A caxiense, que chegou em junho de 2003 na Inglaterra, visitou o Palácio de Buckingham, o Castelo de Windsor e a Ponte da Torre, onde estão expostas as joias e coroas que a rainha usava nos eventos. Além disso, guarda uma memória bem especial:
— Também estive na multidão de pessoas que foi assistir ao casamento do príncipe William (em 2011) e ela passou do meu ladinho de carro — relembra a jornalista.