A procura por presentes para o Dia dos Pais, celebrado neste domingo (14), leva moradores de Caxias do Sul às compras neste sábado (13). Nas ruas centrais da cidade, o movimento era intenso no final da manhã, em meio às ações de vendas específicas para a data comemorativa realizada por diversos estabelecimentos. Segundo pesquisa de intenção de compras realizada pelo Núcleo de Informações da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, o tíquete médio para a data chega a R$ 239,52, um aumento de 22% em relação a 2021 (R$ 196,33). Com um maior investimento nos produtos, a expectativa da entidade é que neste ano as vendas para o Dia dos Pais tenham um incremento de 16,8% no comércio caxiense.
Helena Salvador, 74 anos, moradora do bairro Sagrada Família, percorreu as lojas do Centro durante a manhã para garantir presentes aos pais de sua família: o esposo, com quem é casada há mais de 50 anos, e os três filhos do casal, que também são pais. Ela optou por meias, abrigos e até um chinelo forrado com pelúcia como lembrança pela data.
— Compro coisas também para os meus netos darem pro meu marido, o "nonno". Eles gostam de entregar a ele e eu gosto de colaborar porque ele merece, sempre foi um ótimo pai — afirmou a aposentada.
A movimentação que se intensificou no final da manhã foi vista também pelos comerciantes ao longo de toda a semana.
— Quem compra bastante é o público feminino e geralmente elas são mais organizadas, não deixam pra última hora. Este ano as vendas estão sendo bem melhores. Como expandimos a linha masculina, esperamos um aumento de 40% aqui na loja — disse Jeniffer Krzckotowski, que é vendedora e também cuida do administrativo de uma loja de calçados do Centro.
Vestuário é a preferência
No final de julho, quando a pesquisa da CDL foi realizada, ouvindo 796 moradores de diferentes pontos da cidade, 45% dos entrevistados afirmaram que já tinham ido ou que pretendiam ir às compras para o Dia dos Pais. Os itens de vestuário e moda são os preferidos, com 50,36% das intenções, seguidos de calçados (19,46%) e de perfumes e cosméticos (13,63%).
A pesquisa ainda revelou que entre os fatores decisivos na hora da escolha estão o atendimento (40,70%), produtos de qualidade (17,98%), itens diferenciados (7,12%) e condições de pagamento (5,87%). Mais de 65% dos consumidores irão presentear o pai, 24,72% o parceiro e 4,19% o sogro.