A prefeitura de Caxias do Sul divulgou nesta sexta-feira (19) que a Secretaria Estadual de Logística e Transportes comunicou oficialmente que concorda em repassar a gestão do aeroporto Hugo Cantergiani para a administração municipal. O próximo passo é fazer o pedido para a Agência Nacional de Aviação (Anac), que tem a decisão final.
— Ficamos muito felizes com o retorno do Estado. Agora temos uma etapa a cumprir referente a documentação. É importante ressaltar que temos a concordância do Estado, mas a decisão final é da Anac — explicou, por meio de nota, o secretário Municipal de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva.
Nesta etapa, os contratos vigentes do aeroporto são analisados. Quando a gestão é transferida, os prestadores de serviços também passam para o município.
A prefeitura tem um custo anual de cerca de R$ 1 milhão com o aeroporto Hugo Cantergiani. Enquanto isso, a receita fica para o governo do Estado, segundo a prefeitura. Este foi o motivo que gerou o pedido de transferência.