Quem visitar o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio durante este final de semana pode conferir o visual novo que embelezou ainda mais a igreja em Farroupilha. O ouvinte da Gaúcha Serra, Rudiney Torres, registrou o templo na noite de sexta-feira (8) para mostrar que a igreja ganhou dois novos vitrais.
Os vitrais foram produzidos com a técnica clássica de vitral de chumbo, assim como os da cúpula da igreja que foram instalados em 2020. Foram usados vidros coloridos importados dos Estados Unidos, que já tem coloração própria para que possam ser pintados. Esses vidros são semelhantes aos utilizados na confecção das primeiras janelas. A obra é do arquiteto e artista sacro Cristtiano Fabris.
O projeto é realizado com doações da comunidade e está dividido em três etapas. Nesta segunda fase foram colocados dois dos três principais vitrais. Eles estão instalados na entrada e na da lateral esquerda no lado do estacionamento. Até o final deste mês será instalado o terceiro. Esse ficará no lado direito, no sentido do Santuário Antigo, na direção da Capela das Velas.
De acordo com o Reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, esses três vitrais somam 63 metros quadrados do total dos 123, metade da metragem. Essa etapa contempla a instalação dos vitrais acima da porta principal e nas laterais. Os três grandes vitrais das fachadas do santuário retratam por meio de símbolos o milagre ocorrido em Caravaggio. O vitral da fachada principal retrata a invocação da Virgem por meio do monograma “AM”, as letras iniciais da Ave Maria: saudação feita pelo Anjo Gabriel na hora da anunciação a Virgem Maria.
— Acima do monograma há uma coroa, significando a coroação de Maria por Deus, retratado mais acima por uma mão dentro de um círculo, representando a "Mão de Deus". Abaixo do monograma temos a frase: "Eis Tua Mãe", ela é a Mãe da Igreja.
Já o vitral da fachada lateral esquerda mostra as provas da aparição de Nossa Senhora em Caravaggio que são os três milagres: as pegadas deixadas de Nossa Senhora no solo do prado no instante em que ela desaparecia aos olhos de Joaneta; o segundo milagre é o surgimento de uma fonte de água, que antes não existia; e o terceiro milagre é um ramo seco cravado sobre a representação da água da fonte que corre em sua base. No vitral lateral direito há o pedido da Virgem para Joaneta: A Virgem pede que ela comunique a todos que deverão jejuar a pão e água nas sextas-feiras em honra a Cristo e que celebrem os sábados seguintes, ao final do dia em devoção a ela. Esse pedido é retratado no vitral por meio de duas mãos unidas em forma de oração, segurado um terço. As janelas pequenas, mostram as partes de um terço, onde as contas serão representadas por rosas, um dos símbolos da Virgem.
O reitor ressalta que a ideia é concluir a obra no final deste ano, mas para isso é preciso que a comunidade siga com as doações:
— As obras contam a história da Igreja, e retratam a ação da Santíssima Trindade e a intercessão da Virgem por seus filhos, que formam a Igreja Santa. As paredes internas também foram pintadas, com cores que transmitem acolhida, aconchego, que motivam a prática da oração para acolher os fiéis.
Obra começou em 2020
A primeira etapa foi realizada em 2020 com a instalação dos vitrais na cúpula da igreja. O azul, que remete ao tom celeste, é a cor que predomina e ao centro uma pomba de 3,8 metros remete ao Espírito Santo e está desenhada na abóbada do Santuário, com dimensão é de mais de 10 metros de diâmetro. Também há estrelas douradas, porque representa o céu.
Abaixo da abóbada há uma da cúpula denominada "tambor". A estrutura de paredes verticais que acompanha o formato esférico da abóbada possui 12 janelas, e nelas os vitrais em tons de azul, são continuidade do céu estrelado. Representam os doze frutos do Espírito Santo, conforme a carta de São Paulo. O tambor vem seguido por um anel, que traz a citação bíblica: "O que em Maria foi gerado vem do Espírito Santo".
Quer ajudar?
Quem desejar contribuir pode comprar o Manual do Devoto na loja oficial de artigos religiosos do santuário, no site, por Pix ou ainda doar qualquer valor durante as missas. Também pode fazer depósitos no Banco Sicredi, agência 167, conta: 56226-2. A chave Pix é 88667217003035.