A tradição de expressar devoção e fé se mantém há 143 anos e, em 2022, é marcada pelo reencontro dos fiéis com Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário, em Farroupilha, após dois anos de pandemia. Essa retomada promete tornar esta edição ainda mais especial, já que, em 2022, o dia 26 de maio é uma quinta-feira e, com isso, os peregrinos terão quatro dias para deslocarem à localidade vindos de diversos pontos da Serra. A estimativa é receber mais de 200 mil fiéis entre a quinta e o domingo (29), maior público desde 2016.
A organização chegou a projetar 300 mil pessoas, com base nas edições anteriores, em função desses dois anos sem a romaria presencial e com os quatro dias de romarias, mas com a previsão de chuva, a expectativa caiu. A data votiva tradicionalmente é a que recebe maior número de visitantes, no dia em que o Santuário é o centro de devoção e fé, na região. O termômetro da participação do público também leva em conta as pré-romarias que já reuniram cerca de 18 mil pessoas ao longo do mês no Santuário. Antes disso, nos domingos de tempo bom mais de 35 mil já estiveram no Santuário nos primeiros meses deste ano.
Em 2019, antes da pandemia, que exigiu uma romaria virtual, 130 mil peregrinos foram até o Santuário em Farroupilha. Somente no dia 26 daquele ano, 80 mil fiéis acompanharam as celebrações, que tiveram início com missa às 6h. Um ano antes, em 2018, quando ocorreu a greve dos caminhoneiros, 145 mil romeiros estiveram em Caravaggio. Já em 2017, o Santuário recebeu 70 mil peregrinos. Naquele ano, a estimativa era receber ao menos 140 mil fiéis. Contudo, com a forte chuva na Serra, acabou sendo o menor público em 18 anos. Já em 2016, 180 mil pessoas foram até o Santuário, sendo que 150 mil estiveram em Caravaggio apenas no dia 26. À época, a combinação do tempo bom, aliado ao feriado de Corpus Christi contribuíram para atrair os devotos.
À espera dos fiéis
À frente da primeira romaria no comando do Santuário, o padre Ricardo Fontana, afirma que os números dependem das condições climáticas:
— Em Caravaggio, o carro-chefe é o tempo bom. Estamos preparados para receber cerca de 200 mil pessoas nos quatro dias, vindas de vários lugares da Serra. A previsão é de chuva na quinta, e os fiéis se resguardam um pouco mais, que é correto. A estimativa é receber milhares de peregrinos, mas se chove esse número será reduzido. A quinta e o sábado (28) devem ter uma média de 80 mil pessoas cada dia, mas, caso chova, esse número reduz porque não temos ambientes cobertos para abrigar tanta gente. Somados com a pandemia são quatro anos com adversidades porque em 2019 teve chuva e em 2018 a greve dos caminhoneiros — explica o padre.
De acordo com o comandante da Brigada Militar (BM) de Farroupilha, tenente-coronel Luís Fernando Becker, o número de pessoas é projetado com base nas pré-romarias e nos anos anteriores.
— Depende do clima e, se for propício, esperamos milhares de devotos, porque eles não vão a Caravaggio há dois anos. A expectativa é de um grande fluxo de pessoas. Fizemos um somatório das pré-romarias e também os dias do evento, porque temos os que se deslocam a pé e também os que vão de carro até o Santuário.
Ele também explica como funciona a contagem de pessoas:
— Fazemos o levantamento de acordo com a quantidade de ônibus que saem do Santuário, e fazemos também uma contagem por amostra no acesso e nos veículos também.
Pedidos e busca por paz
Reduto de oração e busca pela paz, o Santuário de Caravaggio está preparado para receber milhares de pedidos de intercessão. As urnas para depositar os bilhetes que clamam por saúde, emprego e agradecem pelas bençãos do dia a dia podem ser depositados em urnas no Santuário Antigo, na secretaria e nas lojas de venda de objetos religiosos.
Os fiéis também podem ir até o Mirante das Graças para amarrar fitinhas de Caravaggio para pedir ou agradecer por uma bênção. A plataforma situada ao lado esquerdo do Santuário, é um espaço para quem deseja também registrar o momento de fé que a romaria desperta no visitante.
Para o reitor Ricardo Fontana, a primeira romaria é um desafio, e também uma alegria por ver o número de voluntários – que chega a 1,6 mil – e a fé dos devotos.
— A primeira pré-romaria das pessoas com deficiência (PCDs) já me marcou muito. Tocou a todos e vimos um espírito de pureza, de superação e de fé. Estar à frente da romaria é o maior desafio. Me sinto pequeno e ao mesmo tempo feliz, especialmente, com o número de voluntários que se ofereceram para participar dessa edição e os caravaggianos que é como eu chamo quem mora nas proximidades do Santuário e se ofereceram para receber bem os fiéis. Isso me encantou muito — descreveu.
O padre ressalta que essa é a edição do reencontro entre os devotos e Nossa Senhora:
— Percebemos por onde andamos que as pessoas estão com muita sede de Deus. Eles querem um marco espiritual e buscam paz de espírito tanto diante da pandemia, quanto por essa guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Estão sedentas de voltar a Caravaggio, de fazer a manifestação de fé e de tocar na imagem e também de sentir tocados pela mão de Deus e pela Mãe de Caravaggio.
Ainda segundo o reitor, aos domingos, os fiéis têm ido ao Santuário e se emocionam ao tocar a imagem do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Caravaggio.
— Estávamos pintando a igreja e deslocamos as imagens e as pessoas fazem fila para tocá-las. Eles precisam desse toque, e há uma sede de retomada e essa necessidade de expressar a espiritualidade — finaliza.
Durante os quatro dias de romaria também haverá confissão individual, realizada pelos sacerdotes, no santuário antigo. A transmissão do evento será realizada pela página do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio no Facebook e YouTube, Instagram, rádio web e a rádio comunitária Caravaggio FM. A Rádio Miriam Caravaggio fará a cobertura completa da festa pela frequência 1160 AM, pelo site ou pelo aplicativo Rádio Miriam Caravaggio. A TV Canção Nova transmite, no dia 26, a missa das 10h30min, diretamente do Santuário para todo o país e para Portugal.