Uma mesa de 22 metros de comprimento recheada com comidas tradicionais da Serra gaúcha. Assim foi a retomada do tradicional café colonial da Linha 60 de Flores da Cunha, que ocorreu neste domingo (10), após dois anos. O evento anual que completa 28 anos foi organizado por 30 mulheres que participam do Clube de Mães Unidas do 60. Neste ano, cerca de 600 pessoas participaram do café no ginásio S.E.R. Duque de Caxias.
Além do tradicional frango no menarosto, foram servidos pães, saladas, polenta frita, salgados, copa, queijo, salame, diversos tipos de bolos e doces: um café colonial típico para quem gosta de experimentar um pouco de tudo. Esculturas feitas com massa de pão, como cestas, colombinas (pombinhas) e até jacarés chamaram a atenção na mesa farta.
Todas as delícias servidas para a comunidade foram preparadas exclusivamente pelas integrantes do Clube de Mães. A organização dos ingredientes e dos pratos começaram ainda em junho.
— O retorno do nosso evento foi maravilhoso. Somos poucas sócias, então é muito serviço, mas foi uma ótima experiência ter voltado — conta Rita Casagranda, 55 anos, presidente do Clube de Mães da Linha 60.
Rita explica que grande parte do lucro arrecadado vai para o próprio Clube. A verba é utilizada para passeios e excursões das participantes.
A secretária do grupo, Ivone Balbinot Merlin, 66, enfatiza que tudo é preparado com o “jeitinho” especial delas.
— Eu falo que tudo é feito no “jeito mulher”. Tudo é do nosso jeitinho, o pão é do nosso jeito, o grostoli do nosso jeito. É coisa de mulher (risos). Muito maravilhoso ter feito essa retomada, estamos melhorando a cada ano.
O tradicional evento também marcou o aniversário de 46 anos do Clube de Mães Unidas do 60.