A prefeitura de Vacaria decretou situação de emergência, no início da tarde desta sexta-feira (24), devido aos impactos da queda de granizo e do temporal que atingiram o município na noite da última quarta-feira (22). Segundo a prefeitura, até o momento, mais de 1,7 mil atendimentos foram realizados em ação conjunta da Defesa Civil municipal, secretarias municipais, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
No decreto, assinado pelo prefeito Amadeu de Almeida Boeira, a prefeitura diz que os atendimentos foram registrados em vários pontos da cidade e que, como consequência do temporal, haveria danos materiais e prejuízos econômicos e sociais ao município. Além disso, informa que o parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foi favorável à declaração de situação de emergência. Os estragos foram constatados em 35 áreas de diferentes pontos da cidade.
O documento também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de recuperação dos impactos e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, para facilitar a assistência à população afetada.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Vacaria, Claudio Lima, com a situação de emergência decretada, fica mais fácil para a prefeitura adquirir materiais para a reconstrução. Ele acredita que o número de atendimentos deve estabilizar nas próximas horas e reforça o pedido de doações aos atingidos.
Todos podem ajudar
O cadastro de pessoas que precisam de assistência, após o temporal, está sendo feito na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, na Rua Dona Laura, 84. O atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. Doações de cobertores, colchões e agasalhos podem ser feitas pela população em geral, na Defesa Civil municipal, na Rua Júlio de Castilhos, 2.981, bairro Boeira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.