Depois de dois dias interrompida devido a cheia do Rio das Antas, a balsa que liga Nova Roma do Sul e Nova Pádua voltou a funcionar na tarde de terça-feira (31). A passagem estava suspensa desde domingo (29) quando o nível do Rio das Antas subiu após a intensa chuva registrada na Serra.
O acesso à balsa do Rio da Prata segue interditado desde o domingo de manhã. A embarcação liga Nova Roma do Sul a Veranópolis. São duas balsas em dois rios diferentes e agora é necessário esperar o nível do Rio da Prata recuar para liberar o transporte de carros pela embarcação. Segundo a prefeitura, a liberação depende da chuva registrada em Nova Roma do Sul, Antônio Prado e Veranópolis e o recuo do nível do rio demora mais do que no caso do Rio das Antas.
Cerca de 60 veículos são transportados por dia, em cada embarcação, pelo Rio das Antas, entre Nova Roma e Nova Pádua. Já a embarcação que atravessa o Rio da Prata tem fluxo considerado pequeno. As rotas terrestres alternativas para deslocamento na região são as rodovias estaduais RS-448, RS-453 e RS-437.