Em pouco menos de quatro meses de funcionamento, o Ambulatório Municipal de Gestação de Alto Risco atendeu 116 mulheres em Caxias do Sul. As pacientes atendidas têm, até o momento, de 15 a 44 anos. O serviço foi inaugurado no dia 1º de fevereiro e teve os dados dos primeiros atendimentos divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta segunda-feira (23). O espaço, localizado no Centro Especializado de Saúde (CES), foi pensado para qualificar a assistência em saúde e permitir mais segurança durante a gravidez.
O encaminhamento das pacientes em gestação de alto risco para atendimento no ambulatório é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma vez que o espaço funciona com horários agendados. O local conta com equipe multidisciplinar formada por obstetra, enfermeira, nutricionista e endocrinologista. Também há retaguarda das demais especialidades médicas que atendem no CES e das maternidades dos hospitais Geral e Pompéia. O serviço proporciona atendimento especializado a essas mulheres para que tenham mais tranquilidade durante o período de gestação.
A estimativa é de que entre 15% a 20% dos casos a gestante ou o feto possam desenvolver intercorrências de maior gravidade relacionadas a doenças maternas prévias ou as complicações próprias da gestação, como hipertensão arterial, diabetes, entre outras. Caso a mulher manifeste alguma dessas condições, a evolução da gravidez pode ser afetada.
— A redução do risco de complicações na gestação requer um cuidado pré-natal precoce e com acesso a maior tecnologia nos casos de a gestante desenvolver patologias como as citadas. Como nas gestações de alto risco, os cuidados na Atenção Básica não são suficientes. Este novo serviço certamente contribuirá para a redução das taxas de mortalidade materna, fetal e infantil em Caxias do Sul — afirma o médico ginecologista e obstetra e diretor de Gestão, Planejamento e Políticas da SMS, Dino de Lorenzi.
O ambulatório é o segundo serviço para gestantes de alto risco na saúde pública de Caxias, uma vez que o Hospital Geral oferece atendimento especializado para pré-natal de alto risco com abrangência regional.