O município de Monte Belo do Sul volta a sediar o Polentaço. A 11ª edição do evento gastronômico que seria realizado em 2021, teve que esperar, devido as restrições por conta da covid-19. As festividades iniciam neste final de semana, nos dia 21 e 22 de maio, na praça central da cidade.
Durante os dois dias de programação, o evento deve distribuir mais de quatro mil porções gratuitas de polenta aos visitantes. Servidas com molho, elas são resultado do preparo de 1,6 mil quilos do alimento considerado um símbolo da cultura italiana. Serão tombados 800 quilos da mistura de farinha de milho com água e sal em cada dia do evento, no sábado, às 14h45min, e no domingo, às 14h30min.
— Nossa expectativa é a de que essa edição traga um sentimento de nostalgia, pela retomada, e reavive na comunidade o sentimento de pertencimento cultural, que, consequentemente, será transmitido a todos os visitantes durante um intenso final de semana de programação — destacou, Alvaro Manzoni, Secretário de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul.
Durante o Polentaço também ocorre a 9ª Festa do Agricultor, que oferece aos visitantes produtos coloniais e de artesanato, além da produção pela qual o município é conhecido, como objetos de tanoaria e cutelaria, sem contar os vinhos e espumantes da região. No local, haverá barraquinhas que vão oferecer pratos gastronômicos, destacando no menu diversos tipos de cardápio à base de polenta.
— Após dois anos convivendo com as restrições da pandemia, finalmente estamos retomando nossos eventos. Monte Belo do Sul tem investido fortemente em turismo nos últimos anos, consolidando um projeto de promoção e valorização do empreendedor local. Na última edição, realizada em 2019, o evento reuniu cerca de 7 mil pessoas, em um município que possui pouco mais 2,5 mil habitantes. Nossa expectativa, claro, é que esse número seja superado, mas sabemos que o momento é de retomada gradativa dos eventos em diversas localidades — relatou, Alvaro Manzoni
Uma das principais atrações é a exposição de esculturas feitas com polenta, que vai estar à mostra no salão paroquial, localizado ao lado de um dos cartões-postais do município, a bela igreja São Francisco de Assis, em frente à praça que ocorre o evento.
— Com a exposição de esculturas de polenta, as comunidades do interior se unem para colocar em prática a criatividade e fortalecer laços, ao apresentarem verdadeiras obras de arte únicas, que traduzem a essência do nosso povo. Isso sem falar nos dois tombos das polentas gigantes, fortalecendo a ideia de que o tamanho dessas polentas são proporcionais à valorização que damos a ela. O Polentaço é, sem dúvidas, um dos mais importantes momentos para Monte Belo do Sul — finalizou, Manzoni.
Atrações da 11ª edição do Polentaço:
Dia 21 de maio
- 13h, show com Caroline Razador;
- 14h, grupo de dança italiana Stella D’Italia;
- 14h45min, Tombo da Polenta Gigante;
- 15h, Fanfarra Bersaglieri (Orquestra de Sopros de Faria Lemos);
- 16h15min, grupo de danças italianas La Barca;
- 17h, Musical Partigiani;
- 19h30min, Simão Wolf Show;
- 21h30min, Banda Nova.
Dia 22 de maio
- 12h, corais Musicando Melodias e Alegria de Cantar (espetáculo artístico Monte Belo);
- 13h30min, Grupo Vicentino;
- 14h30min, Tombo da Polenta Gigante;
- 14h45min, banda Barbarella;
- 16h45min, Mabolebo Latino América Dança Show;
- 18h, Ragazzi dei Monti.