Duas unidades móveis e equipes de diferentes núcleos especializados reforçarão os atendimentos da Defensoria Pública em Caxias do Sul nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19). A ação será realizada na Praça Dante Alighieri, das 8h30min às 17h – sem fechar ao meio-dia. Também ao longo desses dois dias, o Núcleo de Defesa em Execução Penal atenderá a população carcerária na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, na penitenciária do Apanhador, e atuará na fiscalização do estabelecimento penal. O mutirão integra uma rota que inclui outras cidades gaúchas, como Passo Fundo e Rio Grande.
— Pelo que acompanhamos, não há demanda represada por atendimentos em Caxias do Sul. Nosso objetivo é realmente reforçar o serviço que já vem sendo prestado, algo que estamos fazendo nas principais cidades do Estado, como um trabalho periódico — afirmou o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Alexandre Brandão Rodrigues, em entrevista ao Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, na manhã desta terça-feira (17).
Segundo ele, cidades como Livramento, Santo Ângelo e Uruguaiana também estão no radar para as próximas ações. Ele afirma que as principais demandas costumam ser para assuntos relacionados à área da Saúde e Direito da Família, mas outros núcleos especializados também estarão presentes, verificando processos, prestando informações e orientações.
Rodrigues afirmou que, mesmo com chuva, a estrutura de um caminhão e um ônibus garantirão os atendimentos na Praça e que apenas a estrutura externa, também prevista para o mutirão, será adaptada conforme as condições climáticas.