O Parque dos Macaquinhos, em Caxias, recebe, neste domingo (15), às 9h, ação da campanha Maio Furta-cor, projeto que discute a saúde mental materna. Caminhada, aulas de ioga e de pilates e piquenique serão realizados para toda a família. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
O Maio Furta-cor surgiu em 2021 após Nicole Cristino e Patrícia Piper perceberem um aumento dos casos de adoecimento mental entre as mães durante a pandemia. Escolas fechadas por mais de um ano, famílias fragmentadas, tripla jornada de trabalho, reduções salariais, desemprego, aumento do trabalho informal, aumento dos índices de violência doméstica e feminicídio foram alguns dos fatores identificados pelas duas que impactaram na saúde mental materna. Em Caxias, o projeto é liderado pela psicóloga Michele Bueno, com atuação perinatal e parental.
A campanha busca parceiros para promover palestras, rodas de conversa, entrevistas, lives, marchas, caminhadas, mamaços, rodas de dança e ações gratuitas ao longo de todo o mês de maio, com o objetivo de alcançar pessoas nos mais variados espaços.
Hoje, o projeto tem quase 80 representantes em 21 estados e quatro países além do Brasil: Estados Unidos, Cabo Verde, Irlanda e Suécia. Em Caxias, são 15 voluntárias atuando no Maio Furta-cor. A campanha recebeu esse nome porque é a cor da maternidade: a tonalidade se altera conforme a luz que recebe.