A movimentação de turistas em Gramado é animadora após a inércia temporária pela pandemia da covid-19. Segundo o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur) Serra Gaúcha, até este sábado (16), 89% da rede hoteleira está com hóspedes, índice este que pode aumentar durante o final de semana. Este já é o maior número de turistas desde o início da pandemia em um final de semana, perdendo apenas para o Natal Luz 2021/2022, conforme o sindicato e a Gramadotur.
De acordo com o presidente do sindicato, Cláudio Souza, são mais de 40 mil pessoas circulando pela capital nacional do chocolate artesanal. Já para toda Região das Hortênsias a previsão é de 150 mil visitantes. O Sindtur Serra Gaúcha ainda não fechou o balanço de turistas, mas destaca que as áreas turísticas de Gramado estão preparadas para a demanda.
— Tanto os restaurantes, hotéis, parques, todos estavam preparados para receber esse fluxo de gente. Estamos otimistas em relação a essa retomada, os números estão sempre crescendo, acreditamos que o pior já passou e agora podemos voltar à normalidade — afirma Souza, referindo-se à pandemia de covid-19.
Souza ainda destaca que entre o sábado e o domingo (17) a movimentação pode ser ainda mais intensa.
— Muitas famílias pegam a diária do final de semana, então entre hoje (sábado) e amanhã (domingo) esse número deve aumentar — informa o presidente do Sindtur.
Assim como a expectativa do Sindtur Serra Gaúcha foi superada, os números prévios da Gramadotur também foram ultrapassados e com sobra, de acordo com o diretor de eventos da autarquia, Diego Scariot.
— Estou envolvido no evento (Páscoa em Gramado) nos últimos 15, 16 anos e não lembro de um público tão volumoso como vi hoje (sábado). O resultado foi acima da nossa expectativa, a cidade está lotada, eu não lembro de uma Parada de Páscoa ou até mesmo um final de semana dentro da programação do Natal Luz com tanto público, as lojas de chocolate estão lotadas. A previsão (do tempo) para o sábado à tarde facilitou tudo isso — comemora Scariot.
O balanço com o número de turistas que passaram pelo município gramadense deve ser divulgado ao longo da próxima semana.
Gerente-geral de um hotel da cidade com 100% de ocupação, Mauro Valmórbida conta que foi surpreendido pela intensa procura, visto que ocorreu apenas nos últimos dias.
— A ocupação da Páscoa surpreendeu nos últimos dias, porque ela vinha de modo mais acanhado, um pouco mais fraca do que os anos anteriores sem pandemia e a Páscoa sempre foi um ponto muito forte, pela questão do chocolate, do frio —compara o gerente.
Na sua visão, um fator decisivo para a procura pela Serra Gaúcha como destino no feriadão foi o tempo.
— Ocupação total foi efetivada nos últimas dias só, acho que o pessoal estava em dúvida se iriam para a praia, mas acabou lotando. A cidade está com uma decoração muito bonita, então acho que isso chamou a atenção também — opina.
Programação do final de semana
Confira a programação do último final de semana do Páscoa em Gramado:
Sábado (16)
O quê: A corrida
Hora: 14h
Local: Palco rua coberta
O quê: Espaço kid´s – criamigos
Hora: 14h
Local: Rua coberta
O quê: Parada de páscoa
Hora: 15h
Local: Av. Borges de medeiros
O quê: A origem da páscoa
Hora: 17h
Local: Vila de Páscoa
O quê: Casa do pascoalino. Visite o coelho da páscoa em sua casa
Hora: 17h
Local: Vila de Páscoa
O quê: Apresentação da orquestra de violões de gramado
Hora: 19h
Local: Vita Boulevard - rua São Pedro, 757 - Centro
Domingo (17)
O quê: Entrega do ovo de cristal para o vencedor do concurso brilha gramado edição páscoa Hora: 10h30min
Local: Rua coberta
O quê: Vila de Páscoa
Hora: 10h
Local: Praça das etnias
O quê: Grande concerto de páscoa com a orquestra sinfônica de gramado
Hora: 11h30min
Local: Rua coberta
O quê: Escola de ajudantes do coelho
Hora: 14h
Local: Palco rua coberta
O quê: Espaço kid´s – criamigos
Hora: 14h
Local: Rua coberta
O quê: Parada de páscoa
Hora: 15h
Local: Av. Borges de medeiros
O quê: Era uma vez… Páscoa!
Hora: 17h
Local: Vila de Páscoa
O quê: Casa do Pascoalino. Visite o coelho da Páscoa em sua casa
Hora: 17h
Local: Vila de Páscoa