Os postos de saúde estão abertos desde as 8h desse sábado (30) em Caxias do Sul para o Dia D da vacinação. São aplicadas doses da vacina contra o sarampo e a gripe (Influenza). Até o final da manhã, o movimento era tranquilo nas unidades básicas de saúde do bairro Cruzeiro, Centro e Cinquentenário. Na UBS Cruzeiro, 30 crianças de seis meses a quatro anos já haviam sido vacinadas. Os pequenos fizeram as duas vacinas: da gripe e do sarampo.
A administradora Janaína Maria de Oliveira Aguiar Orlando, 44 anos, levou o filho Joaquim Aguiar Orlando, 3, para fazer as vacinas:
— Se não tivesse o Dia D, talvez eu não soubesse que tinha a do sarampo também. Sabia da gripe, mas as duas no mesmo dia facilita para manter as vacinas em dia.
A analista financeira Silvana Antonello, 34, estava com a filha Agatha Antonello Lanzarin, 1.
— Um dia para a vacinação no sábado facilita porque trabalhamos a semana toda. Também não está aquele tumulto porque todos os postos estão abertos — destacou a mãe.
Na UBS Centro, na Rua Pinheiro Machado, a movimentação também era tranquila.
— É muito positivo porque agora meu filho está com as duas vacinas em dia — ressaltou a bancária Paula Cristina Rech, 33, mãe de Miguel Rech Zanella Bach, 2.
A opinião era a mesma da terapeuta Aline Golin, 32. Ela estava com a filha Manuela Golin de Oliveira, 3.
— É importante realizar um Dia D porque às vezes os pais não podem levar os filhos durante a semana. Também é um incentivo e temos que pensar na saúde deles.
Já na UBS Cinquentenário, na Avenida Júlio de Castilhos, a professora Márcia da Silveira Mota, 43, aproveitou para fazer a vacina da gripe, e atualizar o calendário vacinal da filha Alice Mota Padilha, 2.
— Eu imaginei que a do sarampo era a gotinha e as duas eram injeção, mas ela não chorou, e é perfeito o Dia D porque ajuda a lembrar das vacinas.
Lá até o meio-dia, 50 crianças haviam sido vacinas com as duas vacinas.
Adultos também procuraram UBSs
O aposentado Moacir Isoton, 71, foi até a UBS Cruzeiro.
— Eu passei uns dias gripados e aí soube que os postos iam abrir e aproveitei que estou melhor para fazer da gripe.
Danielle Corso, 25, também aproveitou o Dia D.
— Sou professora e fica mais fácil para nos vacinarmos nos finais de semana. Também é bom porque alertamos para as famílias e alertamos que tem que levar as crianças.
Para Dora Bertoli, 81, também é positivo:
— Temos que fazer as vacinas, e desde que comecei a fazer essa da gripe não tive mais gripes fortes — comemora ela.
Até a quinta-feira (27), a taxa de vacinação contra a gripe era de 36% para pessoas de 60 anos ou mais; 33,8% para trabalhadores de saúde e 1,5% para crianças, etapa iniciada em 25 de abril. A vacinação contra o sarampo, que também começou na última segunda, para as crianças, tem taxa de 1,29% doses aplicadas. Os dados do Dia D serão divulgados na segunda-feira (2). As campanhas seguem até 3 de junho.
Público alvo
O público-alvo da vacinação contra a gripe foi ampliado. Já podiam receber as doses pessoas de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos e profissionais de saúde. A partir deste sábado, também podem ser imunizadas gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há 45 dias), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Para o sarampo, a campanha é voltada aos profissionais de saúde e às crianças de seis meses a quatro anos. Os profissionais de saúde devem atualizar a situação vacinal, ou seja, eles precisam estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral. No caso das crianças, todas as da faixa etária mencionada devem receber a dose.
Campanha também ocorre em outros municípios da Serra
Em Bento Gonçalves, o dia D de vacinação contra gripe e sarampo acontece em todos os postos de saúde do município até às 17h. No município de Flores da Cunha, o dia D ocorre em todas unidades básicas de saúde até as 16h. Gramado aplica as vacinas nos postos de saúde Várzea Grande, Floresta, Moura e Centro até as 17h. Em Farroupilha, os postos também seguem abertos até esse horário.