A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) voltou nesta semana a realizar castrações gratuitas de cães e gatos em Caxias do Sul. A empresa responsável pelo atendimento é a Animali Centro Médico Veterinário , que venceu a licitação para o serviço no município. A expectativa é de que oito mil animais sejam castrados até o final deste ano. Em 2021, 3,6 mil procedimentos foram viabilizados.
Os interessados podem se candidatar para receber o serviço público enquanto existirem vagas. Por meio das unidades básicas de saúde (UBSs) ou rede de proteção animal, quatro mil fichas já foram entregues. Os formulários podem ser encontrados em UBSs, na rede de proteção animal de Caxias do Sul e na própria Semma (Avenida Ruben Bento Alves, nº 8308, no bairro Cinquentenário). As fichas têm validade até o final de 2022.
Quem fez o cadastro em 2021 e ainda não foi atendido pode ser contemplado no futuro. O coordenador do departamento de Proteção Animal da Semma, Paulo Vinícius Bastiani, afirma que os formulários ainda são válidos e foram enviados para Animali.
— Qualquer pessoa pode preencher a ficha de cadastro para ter acesso à castração dos animais, mas é importante lembrar que o atendimento dá preferência a pedidos de famílias em vulnerabilidade social. Os demais casos avançam conforme avaliação da secretaria. Atualmente, o município pretende destinar aproximadamente R$ 1 milhão por empenho licitatório ao serviço e ainda assim enfrenta grande demanda reprimida — explica Bastiani.
Mais informações podem ser obtidas na Semma pelo telefone (54) 3901-1445.