Com mais de 15% da população acima dos 60 anos e eleita pela Organização Municipal da Saúde (OMS) como a Cidade Amiga do Idoso, Veranópolis não entrou na onda dos municípios da Serra que liberaram o uso da máscara em locais fechados e segue com a obrigatoriedade em vigor. Segundo o prefeito, Waldemar De Carli, os moradores do município conhecido por ser a “Terra da Longevidade” serão obrigados a usar a proteção por pelo menos mais 15 dias. Isso “se as quedas dos casos sustentarem a decisão”, afirmou o prefeito que seguiu o decreto estadual e desobrigou o uso ao ar livre na semana passada.
— As pessoas continuam usando na rua. Vejo muita gente com máscara aqui, é preciso cuidar das pessoas imunossuprimidas ou com familiares doentes — recomendou.
Médico cardiologista há 36 anos, o chefe do executivo trabalhou na linha de frente do combate ao vírus e preside o comitê que toma as decisões dos protocolos a serem cumpridos durante a pandemia. Com população estimada pelo IBGE em 26.831 habitantes, Veranópolis contabiliza 70 óbitos por covid-19 e, com o avanço da vacinação, vê o número de casos baixar drasticamente.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, 81,9% dos moradores se vacinaram com pelo menos uma dose. A imunização completa chegou a 76,5% da população e atualmente são 39 os casos ativos do vírus. Ainda que os números apontem para a possibilidade da pandemia chegar ao fim, o prefeito De Carli trata a liberação da máscara em locais fechados com cautela.
— Ainda é cedo, em dezembro parecia que os casos iam zerar e logo na primeira quinzena de janeiro tivemos cerca de 200 casos, então vou esperar de oito a 15 dias pra ver se a queda sustenta a liberação — explicou.
Com a obrigação mantida, Veranópolis se torna uma espécie de ilha entre os municípios da Serra que vêm decretando o fim da máscara em ambientes fechados. Na manhã desta segunda-feira (21) a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) compartilhou com os prefeitos um documento que embasa as decisões e recomendou o fim da obrigatoriedade. Nesta terça-feira (22) a maioria dos municípios da associação já havia aderido a recomendação, para o lamento de De Carli que acredita que as decisões deveriam ser unânimes e seguir o protocolo do estado.
—Isso é ruim, tem gente que quer ser muito propositivo e atrapalha um pouco. Até ficamos constrangidos, daqui a pouco um município vizinho libera e nós não. Mas a gente suporta essa pressão, não custa esperar mais 15 dias, qual a diferença? — questiona o prefeito.
Confira a lista de municípios que já decretaram o uso facultativo da máscara em ambientes fechados:
- Antônio Prado
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Casca
- Caxias do Sul
- Canela
- Dois Lajeados
- Fagundes Varela
- Farroupilha
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Guaporé
- Marau
- Nova Araçá
- Nova Pádua
- Nova Roma do Sul
- Pinto Bandeira
- Santa Tereza
- São Marcos
- Serafina Corrêa
- Vacaria