Inovar na programação da festa religiosa mais tradicional do município era o desafio da Paróquia de Santo Antônio, quando iniciou a organização da 144ª edição da celebração ao padroeiro de Bento Gonçalves. Somada à inovação, era preciso atrair crianças e adolescentes a conhecer e compartilhar a história do santo. E nada melhor que um jogo virtual para engajar o público jovem. Lançado na sexta-feira (18) A Jornada com Santo Antônio é uma iniciativa inédita desenvolvida por uma empresa do Rio de Janeiro.
De acordo com o CEO da PlayerUm, Flávio Stoliar, é a primeira vez que a plataforma recebe um projeto de cunho religioso, o que prova que qualquer assunto pode virar game.
— A ideia é trazer mais interatividade com diversão em um formato lúdico, cuja absorção pode ser superior a 80% deste conteúdo. A gamificação é algo que realmente pode entrar em qualquer área — destaca.
O jogo envolve todos os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental e é dividido em três fases. A primeira delas já se iniciou, e cada uma das etapas desafia os jovens a responderem a 20 perguntas, sorteadas por uma roleta, sobre a vida e a obra de Santo Antônio. A segunda fase ocorre de 18 de abril a 6 de maio e a terceira, de 13 de maio a 13 de junho. As três escolas que tiverem maior acerto de respostas e os 144 alunos melhor colocados no ranking receberão kits da Paróquia Santo Antônio.
A secretária municipal de Educação, Adriane Zorzi, comemorou a adesão de todas as escolas públicas e particulares de Bento no projeto que, segundo os organizadores, pode alcançar 20 mil pessoas e tem programação diversa para cada faixa etária.
— A história de Santo Antônio está muito ligada à construção do município, então faremos visitas aos distritos e ao Santuário de Santo Antônio com os alunos do Ensino Médio. Sobre o jogo, foi muito legal a interação dos alunos de diferentes escolas durante o lançamento. Nunca imaginamos que partiria da Igreja a ideia de desenvolver um game — afirma.
A inovação é celebrada pelo coordenador do projeto, padre Luis Carlos Conci, que se inspirou nas tradicionais roletas de madeira dos salões comunitários para criar o jogo e levá-las ao mundo virtual.
— Precisávamos de algo para unir novamente a comunidade em torno de uma brincadeira, a cidade respira Santo Antônio e com a digitalização levamos esse ambiente aos alunos de toda a rede de educação. É uma ótima forma de evangelizar e fazê-los absorver informação para toda a vida — define.
Ao se cadastrar no game, o jogador deve indicar a escola ou paróquia a qual pertence. Caso não se identifique com nenhuma, é preciso se cadastrar na aba de visitante, que disponibiliza o jogo, mas não contabiliza pontos para o ranking. A cada resposta, um vídeo se abre com a história animada e narrada que inspirou a pergunta. Para o padre, o game é uma ótima forma de aprender com a vida do santo conhecido por atender às causas impossíveis e realizar milagres.
— Pode ser utilizado por escolas, catequese, grupos de jovens e até para as famílias, visando sempre levar o amor e a sabedoria de Deus — convida o padre.
A 144ª Festa de Santo Antônio tem ampla programação religiosa em Bento Gonçalves. Dividida entre missas, visitas do padroeiro às comunidades e almoços coloniais tem seu ponto alto no dia 13 de junho, dia do padroeiro e feriado em Bento. Na oportunidade será realizada uma missa campal às 15h e procissão pelas ruas centrais.