A administração municipal de Farroupilha espera para esta semana a retomada das obras de pavimentação da Estrada Municipal Luiz Victório Galafassi, nome oficial do trecho da Estrada dos Romeiros que passa pelo município e leva ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. As obras começaram na metade do ano passado e não ocorrem desde o Natal, quando a empresa responsável iniciou o recesso de fim de ano. Depois, uma sequência de fatos postergaram a obra.
Conforme o secretário de Obras e Trânsito de Farroupilha, Argídio Schmitz, ao longo de todo o mês de janeiro as equipes estiveram em férias coletivas. Quando deveria ter ocorrido o retorno, em fevereiro, diversos funcionários testaram positivo para covid-19, o que obrigou o afastamento das atividades. Segundo o secretário, essa situação se arrastou ao longo de todo o mês, e a empresa se comprometeu a retomar as atividades na primeira semana de março.
— Vou entrar em contato com eles amanhã (quarta) mesmo. Disseram que quando retomarem não vão parar até entregar a obra, em 30 de abril — destaca o secretário.
O lado de Farroupilha tem ao todo 4.240 metros, dos quais já foram pavimentados cerca de 1,5 mil. O asfalto já aplicado começa no entroncamento com a RS-864, que dá acesso a Mato Perso, e se estende em direção a Farroupilha. Segundo Schmitz, contudo, o trecho terá que passar por ajustes porque a largura do asfalto está em 6,75 metros, em vez dos sete metros previstos no contrato.
Além disso, faltam detonações de rochas e terraplenagem em duas curvas, onde atualmente há um estreitamento de pista. Nos demais pontos, o terreno já está nivelado e as encostas preparadas, faltando apenas a aplicação do asfalto.
O projeto de pavimentação existe desde 2019, mas começou apenas no ano passado devido a problemas no edital, apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que exigiram a recomeço da licitação. Como a data prevista para o término da obra é, no máximo, 30 de abril, a expectativa da prefeitura é de que todo o trecho esteja pavimentado a tempo da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio deste ano, que tem previsão de ser presencial. O custo previsto é de cerca de R$ 2,7 milhões, obtidos por meio de financiamento junto ao Badesul.
Lado caxiense concluído
O lado de Caxias do Sul da Estrada dos Romeiros, batizado de Arziro Galafassi, já tem o asfaltamento totalmente concluído desde o ano passado. A obra começou em 2018 e sofreu diversos atrasos por conta de dificuldades com o reposicionamento de postes. A alteração na rede foi necessária devido ao alargamento da estrada. O município rescindiu o contrato com a empresa responsável pelo reposicionamento e contratou a RGE de forma emergencial. O trecho tem seis quilômetros de extensão.