O Centro de Cultura Ordovás, no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul, deve passar por reforma orçada em cerca de R$ 1 milhão. O valor ainda deverá ser fechado. Em encontro realizado em Porto Alegre na sexta-feira (18), a secretária da Cultura de Caxias do Sul, Aline Zilli, deu início às tratativas para a captação de recursos junto ao governo do Estado, para essa e outras ações para qualificar as atividades do setor no município.
A principal reivindicação de Caxias na reunião com a secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araujo, e a diretora substituta do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Lisandra Weiler, foi a obtenção de recursos para melhorias na infraestrutura do Ordovás.
Segundo Aline, o foco é a acessibilidade e inclusão, por se tratar de um prédio antigo que contém apenas uma via de acesso principal, que interliga toda estrutura sem acessibilidade.
— A motivação em qualificar o espaço, é por ele ser um centro cultural reconhecido no município, no qual artistas e frequentadores já têm uma relação de pertencimento e apropriação com o prédio. Torná-lo um local melhor significa mais acessos e atividades, fazendo com que ele cumpra seu papel, que é integrar a comunidade — ponderou a gestora.
Outros pontos que serão alvo da reforma são o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), inclusão de um elevador de carga e melhorias nos espaços de exposições e na área do salão de artes, que por sua vez tem uma ocupação muito limitada.
— Vamos trabalhar bastante no salão de artes, para que seja um espaço multiuso de auditório — disse a secretária.
Ainda conforme a secretária, o próximo passo deve ser o encaminhamento do projeto, que pode ser tanto financiado diretamente entre prefeitura e bancos ou por meio de apoios de leis de incentivo à cultura. Deste modo, ainda não é possível estipular prazo para o início da reforma. Também não se sabe se o local ficará fechado durante os trabalhos.
Foram levantadas ainda no encontro, questões sobre o inventário de bens imóveis de interesse arquitetônico, cultural e artístico, que tem novo regramento, sancionado em dezembro de 2021, para a proteção desse tipo de patrimônio em Caxias. A ideia é que possam ser captados recursos nas esferas estadual e federal, garantido as melhorias necessárias.
Após a reunião, a secretária recebeu um kit de 50 exemplares de livros que compõem a Biblioteca Básica Brasileira da Fundação Darcy Ribeiro, exemplares que farão parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal de Caxias.