A cidade de Campestre da Serra celebra seus 30 anos de emancipação com uma festa neste fim de semana. A programação ocupa o salão paroquial e a Praça Raul Gobbi, com atividades voltadas principalmente ao setor agrícola, carro-chefe da economia local. Desta forma, o aniversário também contempla uma Mostra Tecnológica com a participação de 40 expositores do setor agrícola.
— São empresas de tratores, pulverizadores, e outros sistemas para agricultura. É uma festa para comemorar os 30 anos, mas que também tem uma responsabilidade de estar trazendo novidades para os produtores aplicarem no campo. Nestes últimos meses tivemos problemas com seca, e em outros anos com granizo. Devido a isso também buscamos oferecer opções em tecnologia para que nosso produtor consiga minimizar os efeitos climáticos que podem alterar sua safra — explica Tairo Balardin, secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Campestre da Serra.
O município investe no cultivo de pêssego, ameixa, uva, e também é reconhecido como o maior produtor gaúcho de amora. A programação de aniversário de Campestre da Serra é gratuita e será mantida mesmo em caso de chuva.
Programação
Neste sábado (19)
- 15h: abertura oficial da Mostra Tecnológica.
- 16h: palestra com Sebastião Jele sobre Manejo de Pragas em Plantas Frutíferas e Estratégias de Controle.
- 16h: palestra com Cheila Cadore sobre Sentido e Felicidade.
- 18h: show da Banda Estação New.
Neste domingo (20)
- 9h: demonstração das funcionalidades das máquinas e equipamentos agrícolas.
- 12h: almoço.
- 15h: palestra com Alexander Maziero sobre Declínio e Morte dos Vinhedos da Serra Gaúcha, no Salão Paroquial.
- 16h: show Cuerdas y Sonidos cantam e contam as belezas Campestres.
- 17h: show com Adson e Alana.