A prefeitura de Caxias do Sul iniciou a entrega de kits de uniformes para as escolas da rede municipal nesta quinta-feira (10). A distribuição das peças vai até o dia 18, quando inicia-se o ano letivo do município para os estudantes. Os kits estão armazenados em um pavilhão cujo endereço não é divulgado por questões de segurança. São aproximadamente 42 mil unidades.
Cada kit de verão é composto por uma jaqueta e uma calça, ambas de helanca, uma camiseta de manga curta e uma de manga longa, dois pares de meias e um par de tênis. Segundo a prefeitura, em março, os alunos devem receber um kit de inverno, com uma jaqueta em tactel e uma calça em malha double.
As jaquetas, calças, camisetas e demais peças de roupas foram produzidas pela Lotus Comércio Ltda, empresa de Santa Catarina. Já os pares de tênis foram confeccionados pela NKS Vulcanizados, de Sapiranga. A etapa de medição dos estudantes, para confecção das roupas e calçados, começou em 4 de outubro e se prolongou até dezembro.
A opção de entrega dos uniformes somente neste ano ocorreu, segundo a Smed, para evitar que as peças fossem perdidas ou danificadas durante as férias escolares.
Cerimônia marcou início do ano letivo para equipes diretivas
A tarde desta quinta-feira também foi marcada por uma cerimônia no teatro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Além de abrir o ano letivo para equipes diretivas, o encontro também serviu para apresentações que a Secretaria da Educação (Smed) pretende realizar nos próximos meses.
Segundo o prefeito Adiló Didomenico, os investimentos na educação ultrapassam R$ 30 milhões, que envolvem a entrega dos uniformes e de equipamentos para a rede municipal. A secretária da Educação, Sandra Negrini, lembrou que a pasta adquiriu mais de 3 mil vagas da educação infantil e adquiriu chromebooks para estudantes e professores.
— Estamos com um grande enfoque na recuperação de aprendizagem dos estudantes. Tivemos a qualificação dos níveis de aprendizado e desenvolvimento por meio do cadastro de todos estudantes e professores da rede, a utilização das plataformas eletrônicas nos métodos de aprendizagem, a compra dos chromebooks para estudantes e professores e outras ações de destaque para a educação da cidade — apontou Sandra.
Segundo a Smed, o ano letivo de 2022 tem o envolvimento de 3.191 profissionais para atender mais de 44 mil estudantes entre as 131 escolas da educação infantil e o do ensino fundamental.