O Nordeste gaúcho teve uma queda de 34,4% nos registros de mortes por coronavírus nesta semana, se comparado ao período anterior – de 14 a 18 de fevereiro. Ao todo, foram confirmadas mais 29 vítimas nos últimos cinco dias, o que corresponderia a uma média de quase seis novos óbitos a cada 24 horas.
Quedas em estatísticas são positivas, ainda mais às vésperas de um Carnaval em que se espera novo aumento da circulação do vírus. O momento aponta queda de 22,3% no acumulado de novos casos em uma semana. Isso ajuda a explicar a redução nos registros de mortes.
Na sexta-feira (25), o levantamento do Pioneiro com os 65 municípios da região apontou mais seis vidas perdidas. As vítimas eram moradoras de Caxias do Sul (1), Farroupilha (1), Guaporé (1), Lagoa Vermelha (2) e Tupandi (1).
Quando a relação se refere ao mês de fevereiro, a quantidade de óbitos chegou a 128 na sexta, a maior registrada desde setembro de 2021 – quando encerrou com esta mesma estatística. Fevereiro deve fechar como o mais letal dos últimos seis meses de pandemia. A média mensal é pouco acima dos cinco óbitos a cada 24 horas.
Dois dados também pesam diretamente na estatística dos óbitos: as hospitalizações. Segundo o boletim regional do Gabinete de Crise do Governo do Estado, ambos apresentam queda ligeira, mas que configuram um momento de estabilidade.
Na sexta, o boletim de hospitalizações apontava 83 pacientes positivos em enfermarias, além de outros 10 suspeitos. A redução semanal está em 17%. Nas UTIs, eram 36 pessoas com diagnóstico positivo e mais sete aguardando o laudo. Nesse quadro também há redução, mas de 21,7%. Dados que parecem amenizar o panorama atual.