A grande atração da 33ª Festa da Uva está sendo bem avaliada pelos visitantes que ingressam no Parque de Eventos, em Caxias do Sul. A uva que está sendo entregue bem próximo ao portão principal, em meio a réplicas dos pontos que contam a história do município, já deixa uma boa impressão ao público que visita o parque de eventos.
- — Pessoal estava falando que com essa seca, a uva pode não ficar tão boa. Mas aqui, eu achei que está ótima — comenta Luís Braga, de 66 anos.
Ele é morador do bairro Marechal Floriano e degustou a Niágara branca, enquanto Teresa Costella, que o acompanhava, experimentou a Niágara rosada. O consenso é de que a branca estava ainda mais doce.
A opinião também é compartilhada pelo casal de mineiros, Onaily e Kaíque Ribeiro. Eles são residentes de Canoas há 12 anos e vieram pela terceira vez visitar a Festa da Uva.
— Achei maravilhosa, está muito doce — disse Onaily, sobre a uva.
Nesta edição, eles estavam acompanhados do filho Nolan, de quatro anos, que já pode experimentar a uva e também conhecer a festa e a história de Caxias do Sul.
— A gente sempre fica encantado com a Festa. A história, receptividade, organização, a gente sempre gostou bastante. Ainda não vimos como estão os pavilhões, mas já estou achando muito lindo — completou Onaily Ribeiro.
Até segunda-feira (21), 11 mil quilos da fruta já haviam sido distribuídos entre o Parque e o Desfile cênico, na Rua Sinimbu. De acordo com a Diretoria de Agricultura da Comissão Comunitária, a expectativa é distribuir 200 mil quilos da fruta até o final do evento.
A uva é armazenada em uma empresa no bairro Santa Fé. A secretaria municipal da Agricultura (SMAPA) é a responsável pela logística de conduzir a fruta até o Parque de Eventos. As frutas ficam dentro de uma câmara fria, bem próximo ao pórtico de acesso, o que garante uva sempre geladinha. Outro detalhes é que a embalagem estampa um mapa no verso, que serve como guia para aqueles que visitam a Festa.