Responsável por atender 49 municípios da região nordeste do estado, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul enfrenta uma escassez nas doações de sangue. Nos estoques dos oito tipos sanguíneos, apenas três têm quantidades consideradas estáveis. O tipo B-, por exemplo, não possui mais bolsas estocadas.
A situação deve começar a se reverter no final dessa semana, já que para o sábado todos os horários estão marcados para doação. Em função da pandemia, as doações têm ocorrido com hora marcada. Entre da terça-feira (8) e sexta (11) ainda há 70% de disponibilidade para os atendimentos.
Homens podem doar a cada dois meses, mas não podem ultrapassar quatro doações ao ano, já as mulheres devem realizar a doação em intervalos mínimos de três meses, não ultrapassando três doações ao ano. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas adultas ou seis vidas de crianças.
Para doar, a população deve agendar um horário por meio do WhatsApp (54) 9 8418.8487 ou pelos telefones (54) 3290.4543 e 3290.4536. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia e, aos sábados, das 8h às 12h.
Tipo de sangue e situação atual:
O+: 36 bolsas (crítico)
O-: 06 bolsas (crítico)
A+: 08 bolsas (crítico)
A-: 10 bolsas (em alerta)
B+: 14 bolsas (estável)
B-: zero (crítico)
AB+: 09 bolsas (estável)
AB-: 02 bolsas (estável)
Critérios básicos para doação
A doação de sangue não deve ser feita em jejum e o doador precisa pesar mais de 50kg. Além disso é preciso evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação. Jovens entre 16 e 17 anos precisam da autorização do responsável para realizar a doação.