Embora as previsões indiquem uma semana de calor intenso no Rio Grande do Sul, até com chance de quebra de recordes históricos, as altas temperaturas não serão sentidas com tanta força na Serra. Ao menos é o que prevê a análise da Climatempo. O alerta é para a possibilidade de granizo, que pode ocorrer, principalmente, no sábado (15).
De acordo com a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, as altas temperaturas, com possibilidade de marcas acima dos 40°C, se concentrarão em outros pontos do Rio Grande do Sul:
— A Serra é uma área elevada, não é um vale. Quando estamos em um vale, a temperatura fica mais concentrada, por isso, é bem mais quente do que áreas altas. Essa onda de calor vai atingir todo o Estado, mas o Centro e o Oeste sentirão mais o seu efeito — explica.
Ainda de acordo com a meteorologista, a temperatura máxima deve variar entre 29°C e 33°C em Caxias do Sul ao longo da semana. A chuva, que vem sendo esperada, principalmente pelos agricultores, está prevista para ocorrer a partir de sexta-feira (14), permanecendo, ao menos, até o início da semana que vem.
— Durante o próximo final de semana podemos ter pancadas de chuva. Só que são pancadas irregulares, que não afetam toda a região. Mas, como essa frente fria vai encontrar uma atmosfera muito quente, esse choque de temperatura é propício para a formação de granizo, trovoadas e temporais mais severos. O sábado deve ser o dia com maior incidência de temporais sobre a Serra gaúcha. Não está descartada a possibilidade de chuva, nem de granizo e trovoadas — acrescenta.
Na sexta, pode chover entre 5 milímetros a 8 milímetros. No sábado, o acumulado deve variar entre 15 a 20 milímetros.
— Não é capaz de reverter a situação do Estado, porque não chove há muito tempo e o solo está muito seco. A primeira água que cai não consegue encher represa ou modificar a umidade do solo. Tem que chover de forma contínua por bons dias — avalia a meteorologista da Climatempo.