O professor Gelson Leonardo Rech foi eleito na tarde desta terça-feira (25) como o novo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para a gestão 2022-2026. Sua escolha se deu por unanimidade pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e ele será o sucessor do atual reitor, Evaldo Antônio Kuiava, que deixará o cargo após oito anos. Rech terá como vice-reitor o também professor e neurologista Asdrubal Falavigna. Ambos assumem o cargo em maio e terão mandato de quatro anos à frente da instituição.
Atual chefe de gabinete de Kuiava e também diretor-executivo da FUCS, Rech venceu a chapa de oposição formada pelos professores Alexandre Vieceli, candidato a reitor e, Dagoberto Vanoni de Godoy, a vice-reitor. As candidaturas foram formalizadas em dezembro do ano passado e a votação desta terça-feira foi secreta. O anúncio foi feito pelo presidente da FUCS, José Quadros dos Santos.
Além de Kuiava, como representante da UCS, votaram Mauro Bellini (representando o governo do Estado), Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, representando o prefeito Adiló Didomenico (Prefeitura de Caxias do Sul), Santiago Ramos (Associação Cultural e Científica Virvi Ramos), Dom José Gislon (Mitra Diocesana), e Ivanir Gasparin e José Quadros dos Santos (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, com direito a dois votos).
— É uma alegria termos recebido a unanimidade dos votos, isso aumenta, obviamente, nosso compromisso. O Conselho confia plenamente em nós. Nossa relação com o Conselho é tranquila, sempre foi, enquanto professores, enquanto gestores, e continuará sendo respeitosa e de muita entrega. A responsabilidade é gigante! Professor Asdrubal e eu pensamos muito quando escrevemos nossas propostas e queremos cumpri-las. Acreditamos que além da confiança, agora declarada pelo Conselho, temos uma experiência e uma virtude, força interior de conhecimento para executar nossos objetivos — declarou Rech.
Entre as ações previstas no plano de gestão desenvolvido pela chapa de Rech e Falavigna, estão a implantação de um projeto de reestruturação dos cursos de Graduação, a fim de torná-los contemporâneos, atrativos e sustentáveis; fortalecer a internacionalização em todas as suas interfaces e, especificamente, criando as condições para implantação da dupla diplomação; consolidar o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS) e a Agência de Inovação (UCS INOVA), tornando-os próximos da comunidade interna e externa (setor público e privado) e realizar uma revisão do Projeto de Regionalização, definir seu posicionamento na região e assegurar sua expansão.
Saiba quem são os novos reitor e vice-reitor:
Gelson Leonardo Rech: é professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UCS. Na Universidade, responde pela Chefia de Gabinete da Reitoria.
É também licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. Também é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Na Fundação, já atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 1997 a 2005; e como diretor-executivo da FUCS, de agosto de 2019 a novembro de 2021. De 2011 a 2014, trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da UCS.
Entre as áreas de investigação acadêmica, estão Filosofia da Educação, História da Educação, com olhar sobre a imigração italiana, a educação étnica e acervos, e Epistemologia.
Asdrubal Falavigna: é professor Doutor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Na UCS, já atuou como coordenador da graduação em Medicina, de 2008 a 2016, e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), cursou Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS, como pré-requisito em Neurocirurgia. Tem especialização em Neurocirurgia, na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São José. Manteve associação com a Columbia University; Presbyterian Hospital – Nova Iorque, no ano de 1995 e 1996.
Mestre em Medicina (Neurocirurgia), pela Universidade Federal de São Paulo , é doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo . Coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004.
Entre as áreas de atuação e investigação acadêmica, estão Ciências da Saúde, Medicina, Neurologia, Neurocirurgia e Anatomia Humana.