Com previsão de iniciar em todo o Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira (19), alguns municípios da Serra consultados pela reportagem do Pioneiro ainda não divulgaram como farão a aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.
De cinco cidades consultadas, incluindo Caxias do Sul, apenas Flores da Cunha e Canela informaram cronogramas para as crianças. Em Flores da Cunha, a imunização ocorrerá a partir de quarta-feira (19), no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, para crianças com comorbidades. O atendimento será das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h.
A prefeitura informou ainda, via assessoria, que a criança precisa estar acompanhada pelos pais ou responsáveis. É obrigatório apresentar o atestado ou receituário que comprove a comorbidade, além da carteirinha de vacinação e documento (RG ou Certidão de Nascimento) da criança. Os pais ou responsáveis devem apresentar documento com foto.
Em Canela, a oferta de doses ocorre apenas a partir da quinta-feira para crianças com comorbidades, segundo a prefeitura. A vacinação será realizada sempre nas terças e quintas, em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município durante o horário de funcionamento de cada uma. Para evitar aglomerações, as demais vacinas inclusas na caderneta de saúde serão aplicadas somente nas segundas, quartas e sextas-feiras.
A prefeitura de Canela ainda informa que o imunizante só será aplicado mediante apresentação de documentos da criança, comprovação da comorbidade (laudo médico ou receita do medicamento) e presença dos pais ou responsáveis. Outra informação importante é que as crianças precisam permanecer nas unidades por um período de 20 minutos após receberem a dose, onde serão monitoradas pelas equipes de saúde.
Já a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul comunicou que as definições sobre a aplicação de doses sairão até a terça-feira (18). Farroupilha diz aguardar informações oficiais sobre a chegada das doses para detalhar as diretrizes de aplicação. Bento Gonçalves espera iniciar a aplicação na quarta, mas não informou o cronograma e locais de vacinação.
Região recebeu mais de 5 mil doses
A titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Claudia Daniel, estima que foram recebidas 5.830 doses pediátricas da Pfizer no início da tarde desta segunda-feira (17). As doses serão enviadas aos 49 municípios da região a partir desta terça-feira, com a expectativa de início de aplicação na quarta-feira.
As doses enviadas nesta primeira remessa são destinadas a crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas. Algumas das comorbidades contempladas são, conforme Claudia, asma, doenças neurológicas, obesidade, imunodeficiência, doença cardiovascular, pneumopatia, neoplasia, doenças hematológicas, diabetes, Síndrome de Down, doença renal crônica, doenças hepáticas, etc.
Caxias do Sul, maior município da Serra, receberá 2.460 doses pediátricas, conforme divulgação da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Todas são destinadas para primeira dose de crianças com comorbidades e quilombolas.
QUANTITATIVO DE DOSES PARA ALGUMAS CIDADES
:: Caxias do Sul 2.460
:: Bento Gonçalves 520
:: Vacaria 360
:: Farroupilha 340
:: Canela 260
:: Gramado 170
:: Garibaldi 140
:: Carlos Barbosa 130
:: Flores da Cunha 130
:: Veranópolis 110
:: São Marcos 90