Moradores de Bento Gonçalves que apresentam sintomas gripais devem ficar atentos. A partir desta segunda-feira (17) o atendimento e testagem ocorre nas unidades sentinelas nos bairros Cohab, Municipal, Ouro Verde e Santa Helena, além do já existente ambulatório fast-track.
Nestes cinco locais, haverá atendimento exclusivo de pessoas com sintomas como tosse, gripe, febre, dor de garganta, coriza e outros. A agenda de consultas destas unidades será postergada. Quem precisar de outros tipos de serviço deve procurar a unidade mais próxima, emergências e urgências a UPA (Botafogo), ou PA Zona Norte (São Roque).
— Nas últimas semanas foram registrados muitos atendimentos de pessoas com sintomas gripais no ambulatório fast-track, o que tem como consequência um tempo maior de espera, e para reduzir esse número vamos descentralizar o serviço e possibilitar o atendimento e testagem em mais unidades de saúde e regiões da cidade — aponta a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
Já a orientação para os pacientes assintomáticos é que continuem procurando a unidade móvel no PA Zona Norte (das 8h às 11h) e a unidade do Eucaliptos (das 13h30min às 16h30min). A Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves ainda alerta que é necessário apresentar a carteira de vacinação (online ou impressa), pois o tempo de isolamento varia para imunizados e não imunizados.
Entenda como proceder a partir de segunda-feira (17)
Pacientes com sintomas gripais
Onde ir:
*ESF Cohab- Rua Joana Guindani Tonello, 243
ESF Ouro Verde- R. Antônio Dala Coleta, 32
ESF Municipal- Rua Valdelirio Guerreiro Vaz
ESF Santa Helena- Rua Pedro Koff, 634
Ambulatório fast-track – 24h, no bairro Botafogo.
*Nas ESFs, o atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Pacientes assintomáticos (que tiveram contato direto com alguém positivo há pelo menos 3 dias)
PA Zona Norte (Unidade Móvel): horário das 8h às 11h.
UBS Eucaliptos: horário das 13h30min às 16h30min. Sala de testagem no térreo da unidade na rua Carlos Dreher Neto, número 664.