Correção: Duas crianças de 12 e de 10 anos, e não de nove anos foram retiradas da água e socorridas. A informação equivocada permaneceu publicada no site das 7h49min às 08h53min.
Felipe dos Santos Ribeiro, 13 anos, e Ingrid dos Santos da Silva, 14 anos, morreram afogados do Rio da Prata, entre Nova Prata e André da Rocha. Eles desapareceram nas águas na tarde de quarta-feira (26), mobilizando equipes de resgate. Duas crianças, uma menina de 12 e um menino de 10 foram retirados da água e socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas foram levadas para o Hospital São João Batista e liberadas ainda na noite de quarta. Um adulto estava com as crianças e adolescentes e também precisou de atendimento médico, mas foi liberado logo depois.
O corpo de Felipe foi encontrado às 20h. Na manhã desta quinta-feira (27), as buscas prosseguiam por Ingrid, a partir do ponto onde a jovem foi vista pela última vez, nas proximidades da ponte, na estrada que liga os dois municípios. Ela foi encontrada pouco antes do meio-dia.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, que atendeu a ocorrência, a corporação foi acionada por volta das 16h20min, de quarta-feira (26). Quando eles chegaram havia muitas pessoas no local, e as crianças já haviam sido socorridas. A corporação iniciou as buscas ao adolescentes e localizou o corpo do menino ainda naquela noite. Ainda de acordo com os Bombeiros, a equipe de mergulhadores de Porto Alegre foi acionada para ajudar nas buscas à garota.
Esses são o quarto e quinto casos de afogamento envolvendo adolescentes registrado neste mês na região. O caso mais recente foi na Barragem do Salto, em São Francisco de Paula, onde Pedro Henrique de Souza Santos, 13 anos, morreu afogado no último dia 19.
Os outros dois casos foram em Caxias do Sul, no dia 16. Na ocasião, Nilmar Almeida, 13 anos, morreu após entrar no Rio Caí, na localidade de Nova Palmira, no distrito de Vila Cristina. O corpo dele foi encontrado por volta das 8h15min do dia 17. Também no domingo, Quemuel Melos Teles, 14, morreu afogado na barragem São Miguel, no Complexo Dal Bó, em Caxias. Uma cruz foi colocada nas margens da represa no ponto onde o jovem desapareceu depois de entrar na água.