Começou na manhã dessa segunda-feira a agenda oficial da comitiva da Festa da Uva 2022 de Caxias do Sul em Brasília. Além das soberanas – rainha Pricila Zanol e princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann – integram o grupo o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, o vereador Elisandro Fiuza, a diretora social da festa, Tatiana Ruzzarin Menezes, e a assessora Juliane Ribas.
O primeiro compromisso ocorreu às 10h, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Durante os encontros, a comitiva entrega kits compostos de produtos coloniais (salame, queijo, pão e suco de uva). E, ao presidente Jair Bolsonaro, cujo encontro pode ocorrer na terça, será entregue ainda uma aquarela do artista plástico Antonio Giacomin. A obra retrata uma paisagem característica da região com campo, a neblina e as araucárias. E, segundo o próprio pintor, é uma das preferidas dele.
— É uma obra que representa muito meu íntimo. Esse cenário marca muito a nossa região. Espero que Jair Bolsonaro aprecie. Tentamos representar da melhor maneira possível a nossa região, nossa cidade. É um prazer, uma alegria muito grande poder participar — declarou o artista, lembrando que já teve obra dele entregue a presidente e embaixadas brasileiras.
A relação do artista com a Festa da Uva de 2022 começou com ainda antes da escolha das soberanas. Os aventais das candidatas foram estampados com as aquelas dele.
Para esta terça (7), estão agendadas visitas ao deputado federal Giovani Cherini, coordenador da bancada gaúcha e presidente do Partido Liberal do Rio Grande do Sul, às 13h30min. Na sequência, às 14h30min, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e, às 15h30min, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). Uma hora depois, o encontro é com o ministro Onyx Lorenzoni. A última agenda do dia é com o presidente da Embratur, Carlos Britto, às 17h30min.
O presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, diz que, além da divulgação da festa, propriamente, as visitas aos ministérios, principalmente, o da Agricultura, e à Embratur têm objetivo de buscar recursos para o evento. O montante pleiteado é de cerca de R$ 300 mil.
— Estamos fazendo visitas a alguns ministérios para a divulgação da Festa e vamos também buscar recursos que possam vir a contribuir na execução da Festa. Esse é o intuito principal da nossa vinda com a comitiva a Brasília.
Antes da ida a Brasília, as soberanas já foram a diversos municípios da região para convidá-los a participarem do evento e também exporem os produtos deles e os atrativos turísticos. Essas viagens seguem no decorrer desta semana, com idas a Cambará do Sul e Jaquirana, entre outros.