As famílias que vão visitar os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul não vão mais precisar aguardar do lado de fora, sem cobertura da chuva ou do frio, enquanto esperam para entrar no local. Um abrigo será construído para receber os visitantes.
A obra é uma das contempladas pelo programa Avançar nos Sistemas Penal e Socioeducativo do governo do Rio Grande do Sul. O espaço terá banheiros feminino e masculino, fraldário e bancos. O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, afirma que além de Caxias, as sedes do Case de Uruguaiana e Porto Alegre também serão contempladas. Ainda segundo o secretário, o local exato onde será construído o abrigo ainda não está definido.
— O projeto está em fase de elaboração e depende do setor de engenharia. Serão investidos R$ 750 mil para construção dos três abrigos, R$ 250 mil para cada obra — detalha.
A diretora do Case de Caxias, Eliane Sander, explica que, atualmente, as visitas ocorrem aos finais de semana.
— Hoje os familiares aguardam no carro ou na parte externa do Case. Com esse abrigo deve aumentar a frequência de visitas, que são essenciais para manutenção do vínculo emocional que dá suporte aos adolescentes em medida socioeducativa. O abrigo representa um ganho ao proporcionar melhor qualidade de acolhimento às famílias, favorecendo a frequência — acredita.
As visitas no case de Caxias ocorrem via agendamento. Atualmente, 47 adolescentes estão na instituição.
Os recursos do Avançar nos Sistemas Penal e Socioeducativo estão assegurados no orçamento do Estado e já foram compatibilizados com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).