Com o objetivo de fortalecer laços entre a criança ou adolescente com a família e também com a sociedade, o Murialdo Santa Fé de Caxias do Sul lançou o projeto Apadrinhe o Futuro de uma Criança ou de um Adolescente. A ação é para beneficiar as 230 crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
De acordo com o Frater Ricardo Carvalho, o projeto, inédito no Murialdo, contempla duas modalidades: o apadrinhamento material e o voluntário. Na primeiro caso, a pessoa contribui financeiramente e de forma sistemática com a instituição, podendo optar por fazer doações em ações pontuais. A colaboração é para o pagamento de itens como luz, água, materiais didáticos, higiene e limpeza, alimentação, transporte, manutenção dos espaços físicos, capacitações dos colaboradores, custeio de eventos pontuais e passeios. O apadrinhamento de uma criança e adolescente da instituição custa R$ 87 mensais. Segundo Carvalho, este valor é apenas uma sugestão, ou seja, o padrinho pode contribuir com outro valor.
Já na outra modalidade de apadrinhamento, a de voluntário, o padrinho ou madrinha se coloca à disposição para desenvolver atividades que proporcionem nas crianças e adolescentes aspectos lúdicos e culturais.
— Precisamos captar recursos para fins sustentáveis da obra social e darmos continuidade ao atendimento direto às 230 crianças e adolescentes que atendemos — explica Carvalho.
Como se cadastrar
O cadastro dos padrinhos e madrinhas pode ser feito na Rua Hildo Francisco Ferreira, 1.500, no bairro Santa Fé. Há também a opção de inscrição por telefone (54) 3217-4729 ou pelo WhatsApp (54) 99705-0922.
Carvalho afirma que as duas modalidades de apadrinhamento têm poucas exigências, mas somente pessoas acima de 18 anos podem participar.