O evento realizado no último sábado (4) representa a virada de chave para o Hemocentro de Regional Caxias do Sul após todo o esforço durante a pandemia para manter os estoques em níveis aceitáveis. Em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) foi realizada a primeira coleta externa de sangue com unidade móvel desde que a pandemia teve inicio em março de 2020.
O Hemocs atende mais de 1.3 milhão de habitantes em 49 municípios na região nordeste do Rio Grande do Sul. Dessa forma, antes da pandemia, quando os estoques estavam baixos, o Hemocs realizava coletas em municípios nas proximidades, entretanto, com a pandemia, esse movimento não foi mais possível. Isso fez com que que o Hemocentro precisasse desenvolver novas alternativas, segundo Cíntia de Souza Pessoa, assistente social do Hemocs.
— Chegou a faltar? Chegou, mas a nossa coleta foi bem maior em relação a outros hemocentros, a gente chegou até a emprestar para os que estavam precisavam mais do que nós — revela Cintia.
A estratégia desenvolvida pelo Hemocs para manter os níveis de estoque incluem o agendamento por WhatsApp, criação de agendas, organização do cadastro dos doadores de acordo com o tipo sanguíneo e convocação voltada para os tipos sanguíneos em falta. Entretanto, entre as novas estratégias a que mais rendeu frutos foi a parceria com grupos de doadores de diversas cidades. O grupo entra em contato demonstrando interesse em realizar a doação.
— A gente sofreu com a falta de coletas externas. Mas conseguimos desenvolver novas estratégias de trabalho como marcar pelo WhatsApp e em vez de fazer coletas externas, fizemos campanhas com diversos grupos — analisa ela.
Estatégias para atender a demanda
No caso de doação em Caxias do Sul, o hemocentro separa uma data na agenda e disponibiliza os horários para que todo o grupo faça a doação no mesmo momento. Esse processo facilita no caso de caravanas que precisam retornar aos municípios. Já no caso da doação ser fora de Caxias do Sul, um local é selecionado como, por exemplo, um hospital, uma unidade de saúde e, a partir de então, o Hemocs visita o local e avalia se é possível viabilizar a doação.
A primeira doação externa fora de Caxias do Sul foi realizada em Vacaria e, desde então, o hemocentro já organizou duas ações em Bento Gonçalves em parceria com o Hospital Tacchini. As próximas vão ocorrer em dezembro em Vila Flores e Veranópolis.
— Tivemos que criar novas ferramentas e processos de trabalho para poder manter o hemocentro e nunca faltar. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena quando a gente vai para esses municípios organizados — comenta Cintia.
A atividade do último sábado serviu como evento-teste para a retomada das coletas com a utilização do ônibus. Até então, não era possível por causa do espaço pequeno e a dificuldade de colocar em prática o distanciamento. A coleta foi realizada no salão da Igreja do bairro Cruzeiro e teve apoio de academias de região. No total, 40 pessoas tiveram horário agendado para a coleta, realizada dentro do ônibus cedido pelo Hemorgs.
Participaram como apoiadores as instituições Espaço Saúde, Academia Titan, Corpus Move, Studio Personal Marina Parenti e Onix Studio Personal. A iniciativa também teve a participação de parceiros para a composição dos lanches que cada doador recebeu após a coleta: Rudimar Menegotto (doação de maçãs), Cooperativa Nova Aliança (sucos); supermercado Crisan (sanduíches). O Samae colaborou com copos de água.
Quero doar, como faço?
Para doar, basta entrar em contato com o Hemocs e agendar um horário, por meio do WhatsApp 98418.8487 ou pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. O Hemocs atende de segunda e quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Na terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central, em Caxias do Sul.