A região do Nordeste gaúcho chegou ao quarto mês consecutivo com redução nos registros de mortes por coronavírus. Com 92 confirmações de óbitos, outubro teve a menor marca dos últimos 10 meses e o único, nesse período, a não atingir três dígitos – o que não acontecia desde dezembro de 2020. Numa comparação entre setembro e outubro, o decréscimo atingiu a casa de 39% entre os 65 municípios de abrangência do Pioneiro, ao qual são coletados dados diariamente dos boletins epidemiológicos das prefeituras.
Entre todos esses municípios, duas localidade ganham maior destaque. Santa Tereza teve apenas três vítimas durante toda a pandemia e desde o dia 3 de fevereiro não registra novos óbitos. Com pouco mais de 1,7 mil moradores – segundo projeções do governo do Estado –, a localidade atravessou os piores momentos da pandemia na Serra sem confirmar novas vítimas e menos de 20% da população foi contaminada pelo vírus. Já entre as maiores, São Marcos não tem novas mortes desde 21 de julho. Bem diferente da grande maioria das cidades com mais de 20 mil habitantes.
Caxias do Sul segue com o maior número de registros mensais, quando essa comparação é feita com as demais 64 cidades. Ainda assim, os dados compilados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontam uma redução de 46% nos registros de óbitos entre setembro e outubro. Esses dados entram justamente na contramão da quantidade de pessoas totalmente vacinadas. Até ontem, segundo os dados do portal da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 53% da população já está com esquema vacinal completo.
Conforme a curva aumenta, o reflexo é sentido na outra ponta. Outros dados atestam uma redução mais segura de casos e mortes, como o número de leitos covid, que teve forte redução na oferta e o número de casos ativos, que está estabilizado e sem fortes aumentos. Ontem, eram 445 caxienses com a infecção ativa e 68 pacientes em tratamento crítico.
Os dados computados pelo Pioneiro ainda apontam quedas em diversos outros municípios. Nova Petrópolis, que sofreu com um surto em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) até o início de setembro, viu os números de registros de óbitos caírem de 11 para apenas dois em outubro. Por outro lado, Farroupilha e Bento Gonçalves mostraram quadros de estabilidade.
Por todas essas projeções, o momento aponta que o final do ano tende a ser muito mais tranquilo do que foi em 2020.