O montante de R$ 1,6 milhão anunciado pela prefeitura de Caxias do Sul para a empresa que administra os pavilhões beneficiará não só a Festa da Uva de 2022, que ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março, como também a Surdolímpiadas, prevista para maio e, mais adiante, a Mercopar, realizada em outubro, entre outros eventos. O valor destinado para manutenções do parque, no entanto, ainda depende de aprovação dos vereadores.
O diretor-presidente da Festa da Uva, Turismo e Empreendimentos S/A, Bruno Brunelli, explica que o chamado aumento de capital vem sendo discutido com o Executivo desde o ano passado em função das perdas ocasionadas pela pandemia. Segundo ele, os pavilhões deixaram de receber mais de 50 eventos em um ano por conta da crise sanitária, o que reflete diretamente na receita da empresa e nas manutenções e obras previstas para o parque.
Brunelli aponta que a última manutenção de grande porte na área de 36 hectares ocorreu antes da Festa da Uva de 2019.
— Não é que não se faça manutenção, se faz, de forma localizada. Mas manutenção preventiva e obras são feitas para eventos grandes, com grande circulação de pessoas, como a Festa da Uva — explica o diretor-presidente.
Entre as melhorias previstas para ocorrer nos próximos meses nos pavilhões 1 e 2 estão a reforma dos banheiros, pintura e limpeza de estruturas metálicas, conserto de desgastes pontuais no piso, revisão da parte elétrica e dos telhados, execução do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (pavilhão 2), lavagem e manutenção da base do Jesus Terceiro Milênio, lavagem e, talvez, substituição da lona do letreiro "Festa da Uva", revisão do cercamento do parque, entre outras — veja com mais detalhes abaixo.
Parte do valor, que ainda depende de aprovação do Legislativo, também será destinado à sobrevivência da própria administradora dos pavilhões, segundo Brunelli, diante, por exemplo, dos custos com as empresas terceirizadas (jurídico, contábil, limpeza). A intenção é não usar todo o recurso de uma vez só, já que a verba é para manutenção do parque como um todo, e não só para receber a Festa da Uva.
— Muitas das obras a gente já está fazendo, pois ainda temos um mínimo de fôlego, mas algumas contas vamos passar para o ano que vem. Precisamos que o dinheiro seja aprovado e venha. Vamos fazer dar tempo — finaliza Brunelli.
ALGUMAS DAS MANUTENÇÕES PREVISTAS PARA OS PAVILHÕES
Pavilhão 1
:: Execução de pinturas pontuais.
:: Revisão elétrica e do telhado.
:: Reforma do banheiro (com substituição de 56 vasos sanitários, entre outras demandas). Já está em processo.
:: Consertos pontuais no piso.
Pavilhão 2
:: Revisão do telhado, com substituição de telhas, se necessário.
:: Consertos pontuais no piso, principalmente na entrada do pavilhão.
:: Pintura de estruturas.
:: Reforma dos banheiros.
:: Revisão e manutenção de 44 climatizadores.
:: Execução do PPCI (o prazo para adequação vai até metade de 2022, mas a ideia é deixar tudo pronto até a Festa da Uva).
:: Checagem da parte elétrica.
Parque no geral
:: Limpeza do monumento Jesus Terceiro Milênio (a última ocorreu em 2015) e pintura das estruturas do entorno (corrimão, etc), programadas para dezembro. A iluminação está nova.
:: Manutenção do estacionamento.
:: Lavagem do letreiro "Festa da Uva" e, talvez, substituição de parte ou toda a lona, a depender da condição após a limpeza.
:: Revisão do cercamento de todo o entorno do parque.
:: Checagem de cerca de 1,3 mil lâmpadas.
:: Manutenção dos banheiros e limpeza da estrutura do Centro de Eventos.