Criado pelo Papa Francisco em 2016, O Dia Mundial dos Pobres é celebrado no segundo domingo do mês de novembro. Neste ano2021 será no dia 14. A Jornada Mundial dos Pobres é marcada por ações de solidariedade para com os mais necessitados em todo o mundo.
Neste ano, em sua quinta edição, a coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, a coordenação da Região de Caxias do Sul, a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua e a assessoria de comunicação organizam campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e também uma ação de cuidados para as pessoas necessitadas do município.
Com o tema "Sentes compaixão?" e o lema "Sempre tereis pobres entre vós", o objetivo é arrecadar nas paróquias, no final de semana 13 e 14 de novembro, alimentos não perecíveis, garrafas de água mineral. e roupas para que sejam destinados às famílias mais necessitadas que são atendidas pelos serviços de caridade das comunidades, de acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari.
— Quando alguém tem fome, em primeiro lugar, não podemos julgar, nós precisamos auxiliar, porque alguma coisa aconteceu para que a pessoa não tivesse condições de uma vida digna com alimentos e moradia.
Nodaria também reforça que cada paróquia pode mobilizar outras atividades para solidarizar-se com tantos irmãos e irmãs necessitados de ajuda. No dia 21 de novembro, a Diocese, juntamente com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, vai realizar uma ação no domingo, a partir das 9h30min, no Salão da Paróquia São Pelegrino. O objetivo é oferecer cuidados como atendimento médico, odontológico, de corte de cabelo e podologia a quem vive em situação de rua. Além disso, será oferecido o café da manhã e o almoço.
—Não nos cabe julgar, mas auxiliar e ser solidários. Ser solidário é uma das características fundamentais do ser humano, assim como a cooperação. O segundo passo é buscar uma sociedade mais justa, onde ninguém passe fome e tenha condições de ter uma vida digna, de ter o suficiente para viver — analisa o padre.
Buscando seguir ao chamado do Papa Francisco, a Diocese também vai realizar um momento de escuta os pobres para o Sínodo dos Bispos 2021-2023.
Na oportunidade, os Médicos do Mundo estarão oferecendo atendimento médico, odontológico, além de corte de cabelo, podologia, dentre outros serviços. Serão oferecidos o café da manhã e o almoço e, na oportunidade, atendendo ao chamado do Papa Francisco, será realizado o momento de escuta dos pobres. O Sínodo foi convocado pelo Papa Francisco e é considerado a maior atividade realizada pela instituição desde o o Concílio Vaticano II, que ocorreu no início da década de 1960, e promoveu transformações na forma de atuação da Igreja.
— Enquanto não houver essa situação (um mundo justo), nós todos não podemos dormir descansados, dizendo que o problema não é nosso. Ainda mais neste momento que a situação econômica está se agravando — reflete Norini.
Ainda em relação à Jornada dos Pobres, a assessoria de comunicação da Diocese vai elaborar uma série de matérias com o objetivo de conscientizar a comunidade da importância de olhar para os mais necessitados e oferecer condições dignas de vida, para que possam trabalhar e cuidar de suas famílias.
Somente em Caxias do Sul, de acordo com dados da Fundação de Assistência Social (FAS) são 12 mil as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza